Economia Circular: Resíduo como Recurso

a a a

Em agenda, são vários os desafios e as tendências para o setor, o que tem potenciado uma análise mais profunda do mesmo.

Porque vivemos numa realidade em que a capacidade dos recursos é finita e existem condições de subsistência que têm de ser asseguradas para a perduração da raça humana, uma gestão de negócio business as usual é insustentável.

Neste propósito, é necessário uma mudança de paradigma.

A LIPOR é uma empresa que tem percorrido, desde sempre, o caminho da sustentabilidade e da excelência na sua atividade, pretendendo portanto, ser impulsionadora de novas tendências de gestão, tais como a Economia Circular.

Preconizando de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se reflete pela criação de valor ao longo de todo o ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do "resíduo” como "recurso” na cadeia de valor.

Desta forma, a projeção de um modelo circular de negócios, substanciado pela consolidação de projetos que traduzam as práticas circulares organizativas, permite que se estabeleçam as dinâmicas necessárias para que, de facto, a atividade da LIPOR esteja orientada e se baseie numa ótica regenerativa e restaurativa do resíduo.

A LIPOR reconhece-se a si mesma neste novo paradigma, e posiciona-se para que a sua abordagem possa constituir uma mais-valia pela maximização da eficiência de processos, produtos e de recursos.

O BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – lançou um folheto que tem como objetivo contribuir para a promoção da economia circular.

Para que as empresas percebam a aplicação deste conceito no dia-a-dia, o folheto apresenta seis projetos nacionais de economia circular contados de forma simples e pragmática, nomeadamente da Caixa Geral de Depósitos, Amorim, Jerónimo Martins, Lipor, The Navigator Company e Continente.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros