Estratégia

a a a
Estratégia Corporativa
 
A década de 90 foi um ponto de viragem na vida das empresas que se pretendem manter no mercado.

Com o fenómeno das novas tecnologias assistiu-se a um novo conceito de mercado e a novos tipos de clientes, muito mais exigentes, informados e com necessidades específicas e complexas.

A agressividade e extrema competitividade marcam o ambiente em que as empresas operam e vivem o dia-a-dia.

Saber exactamente para onde se pretende ir e mais do que isso, ter em mente quais são os seus factores chave de sucesso (vantagens competitivas) é fundamental para alcançar o sucesso e bem-estar de qualquer Organização.

Quanto mais cedo a empresa tomar consciência que deve empreender um processo de mudança constante e de adequação às novas regras do jogo, mais rapidamente estará em vantagem perante os seus concorrentes e assegurará a sua sobrevivência.

A LIPOR como organização que tem como pilares fundamentais para a sua actuação a procura da excelência e da qualidade, não poderia deixar de estar atenta ao que se passa na envolvente global.

Assumindo a importância da sua actuação para as populações a quem serve, bem como para os Municípios associados, a LIPOR tem empreendido um caminho de mudança e adaptação a esta nova realidade.

A estratégia delineada visa reforçar a LIPOR como uma Organização Sustentável e de referência nacional e internacional na área de gestão de resíduos. Esta estratégia será o caminho que permitirá alcançar a nossa Visão, que é a Sustentabilidade.

Neste sentido, o envolvimento da LIPOR com a temática da Economia Circular representa o compromisso da Organização para aquilo que entendemos ser uma ação empresarial responsável.

"O desenvolvimento durável, ou desenvolvimento sustentável, é um crescimento adoptado pela geração actual que não compromete o desenvolvimento das gerações vindouras.”

Relatório Bruntland - "O Nosso Futuro Comum”, 1987


 

 

A conjuntura que vivemos exige uma maior eficiência e eficácia de todas as Organizações, especialmente as do Estado. Nesse sentido o Conselho de Administração da LIPOR determinou dois grandes desafios estratégicos para o desenvolvimento da Organização:
 
Internacionalização – A valorização do Know How acumulado ao longo de 30 anos de experiência, colocando-o à disposição dos países emergentes que agora se confrontam com a problemática da gestão sustentável dos Resíduos.
 
Investigação e Inovação – O caminho percorrido tem por base a diferenciação na actividade desenvolvida. A investigação e inovação assume-se agora fundamental para a competitividade e penetração em novos mercados.
 
A busca de soluções sustentáveis para os nossos clientes actuais e futuros são a essência da proposta de valor que temos para oferecer. O caracter público do nosso serviço determina a política de responsabilidade social e de consciencialização ambiental desenvolvida e que se traduz no reconhecimento da nossa Marca.
 
A competência, responsabilização e comprometimento dos nossos colaboradores são a base dos resultados alcançados e serão sem dúvida o factor chave de êxito dos desafios estratégicos delineados pela Administração.
 
O nosso desafio atual é pensar o "nosso negócio” de forma diferente e perseguir a optimização de custos, através da melhoria dos nossos processos.  
 
Como Organização Pública, todos os colaboradores têm consciência da imperiosidade do rigor na gestão dos recursos públicos. Isto tem sido patente nos resultados financeiros conseguidos ao longo dos últimos anos. Esta é e continuará a ser uma premissa na gestão diária da LIPOR.
 
 
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros