Investigação, Desenvolvimento e Inovação

a a a
Pensar de forma criativa, encarar as situações de diferentes perspetivas, encontrar novas e eficazes soluções para diferentes tipos de questões, redesenhar processos, enfrentar novos desafios de forma criativa e mudar os paradigmas são, num mundo atual, fatores essenciais para o sucesso pessoal e das Organizações.
 
Assim, perante esta realidade e decorrente das orientações estratégicas definidas para a LIPOR, verificou-se que as questões relacionadas com IDI – Investigação Desenvolvimento e Inovação, assumem cada vez mais um papel importante no desenvolvimento dos projetos da Organização.

Para a implementação de um processo estruturado de Inovação que potencie o conhecimento interno, a promoção de uma cultura de Inovação e de Criatividade, foi criado um grupo de trabalho, o Núcleo de IDI, que tem como principais objetivos:
 
 Garantir as competências necessárias para potenciar a área de IDI na LIPOR;
 Estruturar as atividades de IDI na Organização e respetiva monitorização;
 Acompanhar os projetos de IDI em desenvolvimento pelas áreas da Organização;
 Mobilizar parceiros;
 Potenciar a comunicação interna e externa para a promoção de uma cultura de Criatividade e de Inovação;
 Implementar a Norma (Estruturar: a gestão de ideias e oportunidades de inovação, vigilância de mercado, tecnológica e organizacional e a gestão do conhecimento).

Com a criação do Núcleo de IDI, pretendeu-se que a Inovação e Desenvolvimento na Organização seja potenciada, divulgada e, fundamentalmente, que sejam criados mecanismos para uma participação efetiva de todos no sucesso dos projetos da LIPOR.
 
 

IDI na LIPOR

O porquê de uma estratégia de IDI

Para a LIPOR, a Investigação e a Inovação são um tema Estratégico. A ação estruturada e diária de Inovar na LIPOR tem por objetivo transformar a Visão dos Resíduos como potenciais novos Recursos, centrada numa perspetiva de Economia Circular.

A importância da Certificação

A certificação que detemos pela Norma Portuguesa 4457 é a ferramenta estruturante que promove a melhoria contínua da nossa Inovação. Esta Certificação é reconhecida externamente pela APCER.

Projetos de Inovação

Desde que iniciamos este caminho da Inovação são já alguns os projetos em desenvolvimento quer a nível interno, quer em parceria.

Ao nível dos projetos de Inovação na Reciclagem estamos a desenvolver os seguintes projetos:

Eco-shop, um cartão de fidelização que atribui contrapartidas várias aos cidadãos ou empresas, que entreguem voluntariamente os seus resíduos nos Ecocentros aderentes, cujo gestor de projeto é o colaborador Emanuel Monteiro.

Gestão de Resíduos em Eventos, organizar e recolher os resíduos recicláveis gerados em eventos como corridas, concertos e feirinhas cujos gestores de projeto são os colaboradores Miguel Lopes e Paulo Rodrigues.

PAYT (Pay As You Throw), baseado no Principio do Poluidor Pagador. A Lipor tem um Sistema e Processo de depósito e recolha de resíduos com o registo de uma patente nacional (patente nacional Nº 106819), cujo gestor de projeto e inventor é o colaborador Paulo Rodrigues.

R+, Ecoponto amigo das pessoas, é uma ideia de Ecoponto que pretende dar resposta a uma necessidade premente da sociedade valorizando uma faixa da população muitas vezes esquecida/ ignorada (pessoas com deficiência ou incapacidade), e cujo objetivo é permitir que estas pessoas participem na separação e na reciclagem dos resíduos, cujo gestor de projeto é a colaboradora Susana Abreu.

Observatório, é um portal interativo que disponibiliza indicadores atualizados mensalmente no nosso portal www.lipor.pt, relativas à gestão e tratamento dos resíduos urbanos para a população em geral, cujo gestor de projeto é a colaboradora Joana Santos.

ACV (Análise do Ciclo de Vida), é um método que permite conhecer com detalhe os impactes ambientais de processos internos, promovendo a sua diminuição ao longo do ciclo de vida do processo / produto, cujo gestor de projeto é a colaboradora Carla Fernandes.

Smart Waste Portugal, constituído desde 2015 e que visa agregar empresas para valorização de resíduos.


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros