Investigação, Desenvolvimento e Inovação

a a a

A Lipor tem uma unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) para implementar a estratégia de inovação na organização, tendo desenhado uma política de Inovação baseada em processos transversais na organização e garantindo o acompanhamento de um conjunto de indicadores através de um Balanced Score Card dedicado.

Pensar de forma criativa, encarar as situações de diferentes perspetivas, encontrar novas e eficazes soluções para diferentes tipos de questões, redesenhar processos, enfrentar novos desafios de forma criativa e mudar os paradigmas são, num mundo atual, fatores essenciais para o sucesso das Organizações.

IDI na LIPOR

O porquê de uma estratégia de IDI

A Inovação é um tema Estratégico para a LIPOR e é através dela que criamos valor. A ação estruturada e diária de Inovar na LIPOR tem por objetivo:

Empreender soluções inovadoras na Gestão de Recursos, promovendo uma abordagem circular do negócio e a criação de valor partilhado. (missão da Lipor)

A importância da Certificação

A certificação que detemos pela NP4457 permite-nos crescer continuamente, aprofundando a implementação da norma e utilizando o sistema de gestão como instrumento que valoriza a inovação e acrescenta valor na organização.

Utilizamos o Innovation Scoring como ferramenta de autodiagnóstico e avaliação com o objetivo de evoluir cada vez mais na criação de valor para a organização.

Projetos de Inovação

Sendo a inovação um pilar estratégico da organização, investimos na Investigação, Desenvolvimento e Inovação de novos produtos com o objetivo de criar mais valor.

Cientes da nossa responsabilidade na promoção da Economia Circular, estamos focados no desenvolvimento de 3 áreas prioritárias – valorização de escórias provenientes da central de incineração, novos produtos para agricultura, e aumento do grau de pureza dos materiais.



O nosso caminho em termos de Inovação conta com projetos desenvolvidos a nível interno e em parceria, aproveitando e criando sinergias com mais de 40 parceiros.

Participámos em projetos do H2020, InterReg, Life+, POCTEP, POSEUR, FCT, entre outros.


Temos projetos em temas diversos, como o desenvolvimento de equipamentos e sistemas de deposição de resíduos (patente nacional Nº 106819 - Paulo Rodrigues), constituição de um cluster nacional de resíduos, biodiversidade, jardinagem sustentável, desenvolvimento de equipamentos termoelétricos com nanotecnologia, utilização de Análise de Ciclo de Vida em processos, portal interativo com indicadores on time, criação de um cartão de fidelização, otimização de subprodutos do tratamento de resíduos, segurança dos colaboradores, aproveitamento energético, recolha seletiva dedicada, medição de indicadores de prevenção, entre outros.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros