Dicas Sustentáveis - Sugestão do mês

a a a

Práticas Empresariais Sustentáveis

As práticas empresariais sustentáveis referem-se à relação numa base de ética e solidariedade, que a empresa estabelece com a comunidade local e com os seus trabalhadores.

São práticas adotadas por empresas que se preocupam com a sua imagem, com a valorização do seu capital humano e com o desenvolvimento equilibrado da comunidade onde se inserem.

1- Igualdade de Oportunidades

Uma empresa sustentável tem obrigatoriamente que garantir a igualdade de oportunidades aos seus colaboradores, não diferenciando em função do género, raça ou religião.

2- Minimização do Impacto Negativo

Na relação com a comunidade, uma empresa sustentável analisa o seu impacto no meio local, tanto do ponto de vista negativo como do positivo. No primeiro caso trata-se de promover o princípio da precaução no tocante à poluição e contaminação do meio local, mas também nos efeitos provocados pelas decisões empresariais, como a decisão de deslocalização. No segundo caso trata-se de impactos positivos como a criação de emprego.

3- Participação na Comunidade Local

Uma empresa socialmente responsável deverá também desenvolver iniciativas que se queiram benéficas para a sua comunidade, tais como:

  • Organização de eventos com a participação dos colaboradores, em associação com eventos comunitários e festas locais ou ações de caridade;
  • Organização de ações de voluntariado, com participação das chefias e dos colaboradores ou em parceria com outras empresas;
  • Organização de estágios para jovens locais, ou provenientes de comunidades desfavorecidas ou de risco;
  • Preferência por mão-de-obra local;
  • Tratamento preferencial a empresas locais;
  • Na receção de convidados de negócios, a organização de visitas ás atividades genuínas do meio local;
  • Reinvestimento no meio local.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros