Campanha “Compostagem lá em Casa"

a a a

O Terra à Terra – Projeto de Compostagem Caseira da LIPOR tem como objetivo implementar a compostagem caseira ou comunitária em habitações, prédios ou instituições com jardim nos Municípios Associados à LIPOR.

Através deste projeto, a LIPOR pretende alargar a prática da compostagem caseira ou comunitária, permitindo a valorização dos resíduos orgânicos localmente, tendo como benefício adicional a produção de um adubo natural.

A compostagem caseira contribui para a prevenção de resíduos orgânicos, evitando-se a recolha e o tratamento centralizado desta fração de resíduos, reduzindo-se assim os impactes ambientais e económicos associados ao processo e melhorando a qualidade de vida da população afetada.

A área geográfica dos 8 Municípios Associados da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), constituirá o "Público-alvo”, permitindo que 2.000 compostores sejam entregues anualmente e estejam a ser utilizados de forma correta, seguindo a metodologia/regulamento do Projeto Terra à Terra.

O conceito criativo da Campanha associa um slogan "Compostagem lá em casa” que transmite a mensagem que se pretende difundir com a promoção da Campanha de Comunicação e Sensibilização. Recorrendo à proximidade como fator de acesso ao público-alvo, este slogan perspetiva desde logo qual o intuito do Projeto, ou seja, levar a prática da Compostagem para os lares dos cidadãos. De uma forma simples, clara e direta, "Compostagem lá em casa” assume-se como um conceito despretensioso e acessível, que remete, sem margem para dúvidas, para o objetivo do projeto Terra à Terra.


Fases de Implementação da Campanha

  • 1.ª Fase – setembro/novembro 2017

  • 2.ª- Fase – maio/junho 2017

Nesta segunda fase, destaca-se a realização de ações de rua. Com base num guião criado de raiz para o efeito, uma atriz fará a apresentação/encenação de uma ação que visa a explicação do que é a compostagem e qual o âmbito deste projeto.


Saiba o que fazer para participar neste projeto aqui.

Compostagem lá em casa | 2.ª Fase

Anterior
Seguinte

 

Apoiado por fundos da União Europeia

 
O PO SEUR constitui um instrumento fundamental para Portugal enfrentar os desafios identificados na Estratégia Europa 2020, tendo em consideração a dimensão nacional que cada um deles assume. Neste sentido, este PO assume-se como tributário de parte da Agenda Valorização do Território, prosseguida no período 2007-2013 e a qual foi em parte financiada pelos Fundos Estruturais e de Coesão, ganhando uma maior abrangência com a integração da dimensão energética, nas vertentes eficiência, renováveis e segurança de abastecimento, enquanto mecanismo privilegiado para o cumprimento das políticas públicas do setor.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros