À conversa com… Chantal Gispert

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Chantal Camps de Gispert
Gestora e Co-fundadora da GoodAfter

LIPOR: Como surgiu o projeto GoodAfter?

Chantal Camps de Gispert (CCG): A ideia de criar a GoodAfter.com (www.goodafter.com) surgiu quando nos apercebemos de que era possível e um sucesso a comercialização de produtos com o prazo de consumo "Consumir de preferência antes de” em alguns países nórdicos e que, como tal, deveria também ser possível aqui.

Acreditámos então que, até por causa da situação económico-financeira de Portugal, seria uma boa opção explorar a possibilidade de se dar mais um ciclo de vida àquele tipo de produtos e passar para as pessoas a possibilidade de os consumir com elevados descontos.

Estamos a dar uma nova vida aos produtos alimentares e não alimentares que têm o prazo "Consumir de preferência antes de” e que já não têm espaço de prateleira nos supermercados tradicionais e cujo destino seria muito possivelmente o lixo.

LIPOR: Em que consiste o projeto? Que tipo de produtos se pode encontrar na GoodAfter?

CCG: A GoodAfter.com é um supermercado online para Portugal e Espanha especializado em produtos que se encontram perto da sua data de consumo preferencial, e mesmo ultrapassada, assim como produtos de linhas obsoletas, descontinuadas ou sazonais. Vendemos tudo aquilo que já não tem espaço nos seus pontos de venda habituais. A ideia subjacente da GoodAfter.com é lutar contra o desperdício. Somos um supermercado de oportunidades.

Produtos alimentares e não alimentares. No que diz respeito aos produtos alimentares, só vendemos produtos não perecíveis.

LIPOR: Quais os produtos com mais procura?

CCG: Mercearia e Beleza e Higiene. Os 3 produtos mais vendidos são: molho de tomate, atum e gel de banho.

LIPOR: Qual é o público alvo do projeto?

CCG: Analisando este primeiro ano do projeto podemos afirmar que os nossos clientes são muito fiéis, que voltam a encomendar após a primeira experiência. São pessoas que procuram, sobretudo, por oportunidades de negócio que lhes permitam poupar na fatura do supermercado no final do mês.

Paralelamente são também pessoas com consciência ambiental e que têm noção do impacto que o desperdício de bens alimentares e não alimentares tem na sociedade e no planeta.

LIPOR: Como tem sido a adesão ao projeto?

CCG: O balanço é muito positivo, temos perto de 20.000 pessoas registadas no nosso site e 30.000 nas redes sociais. Já vendemos 30 toneladas de produto cujo destino teria sido o lixo.

LIPOR: Como fazem a seleção dos produtos a comercializar?

CCG: Neste momento, temos 8 categorias de produtos alimentares e não alimentares que vão desde a Mercearia até produtos de Higiene, Animais, etc.

Só vendemos produtos não perecíveis com a designação "consumir de preferência antes de”. O nosso desejo é que os nossos clientes possam realizar as suas compras na GoodAfter.com. Contudo, somos um supermercado de oportunidades e como tal os produtos vão variando consoante os lotes que nos chegam.

LIPOR: Como garantem a qualidade do produto?

CCG: Realizamos controlos periódicos.

LIPOR: Que fim é dado aos produtos que não se encontram de acordo com os parâmetros de qualidade?

CCG: Somos prudentes nos stocks que compramos. Ainda não nos deparámos com essa situação.

LIPOR: Como é feito o transporte, e quanto tempo em média demora a chegar ao cliente?

CCG: O transporte é assegurado pelo nosso parceiro CTT Expresso tanto para Portugal como para Espanha (através da Tourline Express). As entregas são realizadas no dia seguinte em Portugal e em 48 horas para Espanha.

LIPOR: Está prevista a construção de uma loja física? Para quando? Em que local?

CCG: O conceito de supermercado GoodAfter.com é não só inovador para o consumidor final, como para a maioria dos fornecedores. Isto impõe que seja um conceito de supermercado em constante crescimento, com uma oferta que vai aumentando ao ritmo da adesão e disponibilidade dos fornecedores e da habituação e aceitação dos consumidores.

Não queríamos, nesta fase de arranque, despender demasiada energia e recursos na criação de supermercados convencionais. A "click&collect store” que estamos agora a lançar permite que os clientes possam levantar os produtos no próprio dia em que a encomenda foi realizada, mas tem por base o nosso armazém no Hipercentro, no Centro Empresarial do Porto, algo que não é tão complexo e exigente como a criação de um supermercado convencional.

Este é o primeiro passo da GoodAfter.com para a materialização de um espaço físico onde os clientes podem agora recolher as compras feitas na plataforma online, com o objetivo de melhorar cada vez mais a experiência de compra e de a adequar às reais necessidades dos clientes.

A "click&collect store” é o primeiro passo da GoodAfter.com para a criação de uma loja física, pelo que vamos analisar a recetividade a este método para perceber quando e como transitar para o modelo "tradicional” de supermercado, mas com benefícios adicionais para os consumidores.

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