Reutilização faz renascer um novo jardim sustentável no Centro de Triagem

a a a

Foi convertido um espaço verde com cerca de 600 m2 num novo jardim sustentável que pretende corrigir algumas características deste espaço, nomeadamente, o solo pobre, seco e sujeito a erosão devido à sua inclinação. A técnica de "SWALE”, muito usada em permacultura, foi aplicada pela primeira vez nos espaços verdes da Lipor, permitindo a criação de um espaço sustentável e biodiverso.

"Swales” são valas de infiltração de águas pluviais, que protegem o talude da erosão do solo por arrastamento, aproveitando as águas para alimentar o subsolo de uma forma passiva reduzindo a necessidade de rega. Com o tempo, estas valas ficarão cobertas com vegetação e acumulação de folhas e ramos velhos, que com a decomposição natural irão criar, ao fim de alguns anos, um fertilizante natural, que por sua vez alimentará as árvores e plantas envolventes.

Esta conversão tem a particularidade de se terem reutilizado diferentes materiais como pneus, com o objetivo de realizar o suporte de terras, aumentando o nível de solo em todo o jardim (com o passar do tempo os pneus irão ficar cobertos com vegetação); persianas, como meio de suporte na inclinação; godo, proveniente do lago do edifício administrativo (com a função de cobertura de solo).

As plantas selecionadas são, essencialmente, plantas que irão aumentar a retenção de água pelo solo e promover a sua fixação, com manutenção reduzida e com floração diversa ao longo de todo o ano. Assim, a médio prazo, com as diversas técnicas usadas (vala de infiltração, tipologia de diversos níveis das plantas e cobertura de solo) vamos ter um jardim com uma manutenção reduzida e um baixo consumo hídrico.

Aumentamos a diversidade biológica na Lipor com vegetação mais diversificada, não só na variedade de espécies, mas também na sua disposição no terreno, procurando criar um relevo heterogéneo, potenciando microclimas e nichos ecológicos que se auto sustentam com o mínimo de intervenção. Este projeto conta com diversos extratos vegetativos de um habitat equilibrado: cobertura de solo com herbáceas, rizomas, arbustos, árvores de fruto, em sintonia com as árvores ornamentais já existentes no local.

Com esta intervenção temos agora um talude mais seguro, mais biodiverso e mais florido!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros