Trilho Ecológico da LIPOR

a a a
Imprima aqui o seu mapa do Trilho Ecológico Lipor. 
 
Não deixe de consultar a nossa área de FAQ`s do Trilho e a versão integral das Normas do Trilho Ecológico da LIPOR.
 

Integrado na Estratégia de promoção da Biodiversidade, a LIPOR e Municípios Associados, desenvolvem mais uma infraestrutura que visa aproximar a Comunidade ao rio Tinto, devolvendo-o à sua população – o Trilho Ecológico da LIPOR.

Desde 2009, que têm vindo a ser desenvolvidas ações em prol do conhecimento e da preservação da biodiversidade, tendo como pano de fundo o rio Tinto. Iniciaram com a Inauguração do Parque Aventura, a abertura à população no verão de 2010, a inauguração do Caminho Pedonal em 2015, ligando o Apeadeiro de Águas Santas/Palmilheira ao Parque Aventura, a construção do Passadiço junto à margem esquerda do rio Tinto em 2016 e, agora, o Trilho Ecológico da LIPOR.

Ao percorrer o Trilho Ecológico da LIPOR, pretende-se dar a conhecer a biodiversidade existente junto ao Rio Tinto, bem como promover o contacto da população com a envolvência, ajudando à proteção, divulgação, preservação e valorização do património ambiental.

O rio Tinto nasce no lugar de "Montes de Costa”, freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo, a uma altitude de 200 m e desagua na margem direita do rio Douro, na zona do Freixo, freguesia de Campanhã, concelho do Porto.

Apresenta uma bacia hidrográfica com umaárea de de aproximadamente 23,5 km2 e o curso de água abrange os concelhos de Valongo, maia, Gondomar e Porto.

A área de intervenção do projeto localiza-se num troço do rio Tinto, situado junto às Instalações da LIPOR, perfazendo uma extensão total de aproximadamente 800 m. Preconiza um conjunto de objetivos a diferentes níveis: hidráulicos, ecológicos, paisagísticos, culturais e promove a reabilitação fluvial e o desenvolvimento sustentável.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros