No Lipor Geração+, há uma forma engraçada de tratar os resíduos orgânicos: através da compostagem!

a a a

A compostagem é uma forma de aproveitamento de resíduos orgânicos, a partir da qual, com a ajuda de pequenos seres vivos e microrganismos, conseguimos obter um corretivo agrícola 100% natural. Desta forma, estamos a reduzir parte dos nossos resíduos indiferenciados, e a potenciar a reciclagem da matéria orgânica.

Inserida na Fase 3 do Plano de Intervenção Inicial, a compostagem é um dos temas que tem vindo a ser trabalhado nas instituições. Contudo, noutras, a sua aplicação tem vindo a ser dificultada pela falta de espaço para colocar um compostor. A alternativa é… a vermicompostagem!

Apesar dos cuidados necessários, e alguma relutância no manuseamento das minhocas específicas deste tipo de compostagem, a celeridade na obtenção de resultados é o principal ponto positivo. Dependendo da dimensão do vermicompostor, ao fim de 2, 3 meses é possível obter composto com elevada qualidade nutricional e vitamínica.

Contamos, já, com cerca de 15 instituições a trabalhar esta vertente. Mesmo em instituições que tenham possibilidade de fazer compostagem caseira dita "normal”, houve uma grande aceitação.

Concluindo: com a vermicompostagem, valorizamos um recurso precioso e ainda melhoramos a qualidade do solo de forma totalmente natural!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros