Importância da Colocação do Papel/Cartão no ecoponto AZUL

a a a

Sabe porque é tão importante colocar o Papel e Cartão no ecoponto AZUL? Não só para garantir que este chega à indústria recicladora, mas acima de tudo, pela questão da não-contaminação deste material.

O papel e cartão, pela sua natureza, são absorventes (em maior ou menor escala). Desta forma, quando em contacto com outros produtos (especialmente líquidos) têm tendência a absorve-los, o que leva a que as suas propriedades fiquem alteradas. Por este motivo, não é possível reciclar papel sujo com gordura, papel de cozinha, lenços de papel e guardanapos sujos, etc.

Imagine o que é colocar papel/cartão no ecoponto amarelo (plástico/metal): o papel vai misturar-se com latas de conserva, embalagens de leite, sumo... ou no ecoponto verde (vidro): vai misturar-se com garrafas de bebida, garrafas de azeite,... absorver os restos dos líquidos libertados por estas embalagens e desta forma ficará todo contaminado sendo impossível a sua reciclagem. Da mesma forma, se for colocado no "lixo” comum, ainda que fosse viável a sua separação, este nunca mais poderia ser reciclado depois de estar em contacto com restos de comida e outros materiais.

Por isso, já sabe: Papel/Cartão é (e só!) no Ecoponto Azul! E para que não tenha dúvidas, consulte a tabela abaixo com a Lista de materiais que se devem e não devem colocar no Ecoponto Azul:


PAPEL/CARTÃO
AZULDEVE COLOCARNÃO DEVE COLOCAR
Caixas de cereais
Papel de escrita
Envelopes (não é necessário retirar as janelas)
Caixas de bolachas
Cintas de packs de garrafas
Papéis de impressão
Papel de embrulho
Caixas de cartão de ovos
Listas telefónicas
Cartas
Sacos de pão de papel
Sacos de comida para animais
Jornais
Revistas
Papéis autocolantes
Sacos de cimento
Papel plastificado
Toalhetes e fraldas
Papel de alumínio
Lenços de papel sujos
Embalagens de cartão com gordura
Papel de cozinha e guardanapos sujos
Embalagens de produtos químicos
Caixas de Pizza (com gordura)


Desta forma estará a participar ativamente no processo de reciclagem, poupando a natureza no que respeita à extração de recursos naturais (neste caso contribuindo para evitar o abate de árvores, matéria-prima para o fabrico de pasta de papel e o consumo de água!)

Na próxima semana, vimos falar-lhe do que acontece ao Papel e Cartão depois de ser colocado no Ecoponto Azul. Até lá, não se esqueça: Participe colocando sempre o Papel e Cartão no ECOPONTO AZUL!!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros