Notícias

a a a
2 de Agosto de 2017

APESB em audiência no Ministério do Ambiente

A APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, teve uma Audiência no Ministério do Ambiente, com o Senhor Ministro do Ambiente e com o Senhor Secretário de Estado, no dia 9 de março de 2017.

Este Encontro teve como objetivo entregar a Posição da APESB sobre:

  • Pacote Legislativo da União Europeia sobre Economia Circular;
  • Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020;
  • Valorização Energética e a revisitação urgente do PERSU 2020.

Os Position Papers resultam do trabalho desenvolvido pelos Grupos de Trabalho que foram constituídos pela APESB, com o objetivo de analisar e refletir sobre alguns temas estruturantes para o setorda Engenharia Sanitária e Ambiental.

Das ações prioritárias na construção do caminho para uma Economia Circular identificadas pelo grupo de trabalho salientam-se a harmonização das terminologias e dos conceitos entre os países da União Europeia; apostar na inovação na gestão de resíduos; integrar o pacote legislativo de economia circular com esquemas de financiamento; estimular o mercado para a utilização das matérias-primas secundárias; promover a reutilização sustentável de água.

A revisitação do PERSU 2020 no âmbito dos Biorresíduos torna-se necessário para enquadrar a valorização dos biorresíduos de recolha seletiva e reforçar os investimentos no âmbito do POSEUR, considerando-se fundamental valorizar ao máximo os resíduos na cadeia de valor.

No âmbito da Valorização Energética numa possível revisitação do PERSU 2020 deve assumir-se como orientação estratégica a promoção da reciclagem de qualidade assente na recolha seletiva; a criação de condições para a valorização energética das frações não recicladas; promover a valorização integral dos refugos e rejeitados de outros pré-tratamento; manter o tratamento de RU a um custo socialmente suportável.

Os Grupos de Trabalho, que agregam profissionais da área do Ambiente, têm como missão disseminar conhecimento, potenciar boas práticas, incrementar transposição dos conceitos e estratégias bem como promover a cooperação entre si, entre as Entidades Nacionais e outras importantes Entidades Estrangeiras.

Nas reuniões promovidas no âmbito destes grupos,para além da presença de reputados especialistas nacionais, foram ainda convidados especialistas internacionais com vista a partilhar a suaexperiência.

A APESB teve oportunidade de fazer uma breve apresentação dos documentos e de informar do alargado número de colegas que contribuíram para esta reflexão.

Foi ainda reafirmada a nossa vontade em analisar o progresso deste setor e de antever as suas necessidades futuras, por forma a contribuir para um futuro maissustentável e uma melhor qualidade de vida.

Mais informações: www.apesb.org/pt/noticias.php?newsIndex=2#content


Download (319KB)
      Comunicado de Imprensa
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros