Perguntas Frequentes - Ecocentro

a a a

Por que razão não é possível depositar nos ecopontos e ecocentros outros tipos de vidro, para além de vidros de garrafa, garrafões e boiões?

O vidro embalagem, que pode ser colocado nos ecocentros e ecopontos, tem uma composição específica. Sendo que a sua recolha pressupõe que o mesmo venha a servir, como casco, para produzir novamente vidro de embalagem, no seu processo de reciclagem, é necessário garantir que não há a adição de nenhum outro tipo de material que possa contaminar esse casco.
 
Loiças em vidro, cristais, boiões de cosmética, copos , entre outros materiais de vidro com os quais lidamos diariamente, tem composições químicas diferentes do vidro das garrafas , daí não poderem ser colocados nas estruturas de deposição de recolha seletiva - nem nos Ecopontos, nem nos Ecocentros.

Qual a diferença entre ecoponto e ecocentro? 

O ecoponto é um conjunto de três contentores para recolha seletiva de embalagens usadas: o amarelo (para as de plástico e metal), o azul (para as de papel e cartão, jornais, revistas e papel de escrita) e o verde (para as de vidro). A este conjunto pode, ainda, estar associado um pequeno contentor vermelho para as pilhas.
 
O ecocento consiste num parque de grandes dimensões, que recebe embalagens usadas e outros resíduos, por exemplo, madeira, entulhos provenientes de construção e demolição, eletrodomésticos, móveis, óleos minerais e vegetais, baterias de automóveis, etc. Mas, como nem todos os ecocentros estão preparados para receber os mesmos resíduos, verifique o que pode entregar no do seu concelho.
 
E não se esqueça: separar para reciclar não significa usar apenas o ecoponto!

Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros