Perguntas Frequentes - Partes Interessadas

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O que é um "Stakeholder”?

A palavra "Stakeholder" deriva do inglês, "stake": interesse, participação, risco e "holder": aquele que possui; titular. Assim sendo, um Stakeholder (em português: parte interessada ou interveniente) é também vulgarmente designada por PARCEIRO.

Trata-te de um termo usado em diversas áreas referente às PARTES INTERESSADAS/parceiros com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização, cujas decisões e atuações podem influenciar e afetar, direta ou indiretamente, essa outra organização.

 

Caso pretenda conhecer a lista dos principais Stakeholders da LIPOR, deve consultar no portal LIPOR aqui.


Gostava de participar mais ativamente na orientação do negócio/atividade da LIPOR?

A par com a sua atividade principal, a LIPOR desenvolve um vastíssimo conjunto de projetos e iniciativas complementares dirigidos a todos os seus Clientes (Cidadãos, Colaboradores, Municípios, Comunidade, Organizações).

Caso pretenda participar mais ativamente na orientação do negócio/atividade da LIPOR, envie-nos as suas sugestões através do email, info@lipor.pt, que as mesmas não ficarão sem resposta!

A participação nos eventos ou iniciativas da LIPOR têm custos associados?

Maioritariamente, a participação nas iniciativas promovidas pela LIPOR é isenta de qualquer custo. Contudo, existem algumas exceções, nomeadamente a nível de Formação: alguns cursos da Horta da Formiga e da Academia LIPOR; e a nível de participação nos Campos de Férias.

Todas as outras iniciativas são sempre isentas de custo ou, quando o há, o mesmo custa tanto como reciclar, ou seja, nada. Exemplo disso são as Visitas às nossas instalações e/ou Parque Aventura em que o único custo é a entrega de resíduos para reciclar (produto acabado para o consumidor, mas matéria prima para a LIPOR).

O quê que a LIPOR desenvolve em termos de Educação e Sensibilização Ambiental?

A Educação Ambiental na Lipor há muito que deixou de ser uma mera ferramenta de sensibilização, assumindo-se como um veículo de comunicação, proximidade e intervenção junto da comunidade, materializado no desenvolvimento do Projeto Lipor Geração+ (PLG+).

Destinado a Associações, Instituições Educativas e Sociais e a outras entidades ou organizações com capacidade mobilizadora na sociedade, o Plano LIPOR Geração + (PLG+) caracteriza-se por uma oferta educativa, promotora do compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais e facilitadora da aquisição de competências catalisadoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis nas instituições.

Este projeto, pela diversidade do público-alvo abrangido, pela capacidade de globalização e transversalidade da intervenção, bem como pela vigência temporal do mesmo - estritamente indexada ao cumprimento dos objetivos propostos – emerge como uma resposta estruturada e inovadora às necessidades ambientais, sociais e económicas, que hoje retratam a nossa sociedade.

Numa comunidade em que cada vez mais a intervenção cívica representa uma utopia ao invés de uma realidade, o PLG+ vem contrariar tendências e inverter pressupostos, assentando a sua atividade numa perspetiva de responsabilização dos cidadãos e de promoção de sinergias e interdependências, que garantem o envolvimento e a participação dos diversos atores sociais nos planos de ação definidos para as instituições.

Desde outubro de 2013 e até junho de 2015, o Geração+, desenvolveu 1026 ações de intervenção direta, que envolveram 19.207 cidadãos.

Esta aptidão do projeto para multiplicar na comunidade competências interventivas e de gerar redes de parcerias assentes em relações win-win, representa para a Lipor o mais simples sinal de que o futuro vale a pena!

O quê que a LIPOR desenvolve no âmbito de IDI – Investigação Desenvolvimento e Inovação?

Em 2013, a Inovação foi assumida como uma prioridade estratégica pelo Conselho de Administração da Organização, porque a necessidade de se promover uma cultura da inovação, para favorecer um processo criativo e sustentável de geração de produtos e soluções mais produtivas, ganhou cada vez mais importância na Estratégia LIPOR.

Para a implementação de um processo estruturado de Inovação que potencie o conhecimento interno, a promoção de uma cultura de Inovação e de Criatividade, foi criado um grupo de trabalho, o Núcleo de IDI, que tem como principais objetivos:

  • Garantir as competências necessárias para potenciar a área de IDI na LIPOR;
  • Estruturar as atividades de IDI na Organização e respetiva monitorização;
  • Acompanhar os projetos de IDI em desenvolvimento pelas áreas da Organização;
  • Mobilizar parceiros;
  • Potenciar a comunicação interna e externa para a promoção de uma cultura de Criatividade e de Inovação;
  • Implementar a Norma (Estruturar: a gestão de ideias e oportunidades de inovação, vigilância de mercado, tecnológica e organizacional e a gestão do conhecimento). 

Durante 2014, procurou-se consolidar a estratégia definida, potenciando o conhecimento interno para "alavancar” a inovação dentro da Organização. De salientar a obtenção da patente definitiva do projeto PAYT - Patente nacional Nº 106819 em nome de LIPOR.

Como posso contribuir para o aumento da Reciclagem?

É muito simples e a participação de cada um é fundamental!

Para contribuir para o aumento da Reciclagem, basta separar os resíduos que produz em sua casa, no seu escritório, ou estabelecimento comercial, utilizando os Ecopontos, os Ecocentros, ou a Recolha Seletiva Porta-a-Porta (caso este serviço seja disponibilizado pela Câmara Municipal).

Tenha sempre presentes as regras da separação de resíduos (contentor azul: papel e cartão; contentor amarelo: embalagens de plástico, de metal e de cartão complexo - por exemplo: pacotes de leite e contentor verde: embalagens de vidro).

Se tiver um Restaurante, Café ou outro estabelecimento que origine a produção de resíduos orgânicos, poderá questionar a Câmara Municipal se o estabelecimento está abrangido por um circuito de recolha Restauração 5 Estrelas, e em caso afirmativo, dar início à separação do material orgânico.

Informe-se também sobre outros serviços de recolha seletiva de resíduos disponibilizados pelo seu Município!

Em caso de dúvida ou outra necessidade não hesite em contactar a LIPOR ou a Câmara Municipal da sua área de residência.

A LIPOR é uma organização socialmente responsável?

Sim, é. E isso está logo patente na visão da LIPOR: "Ser cada vez mais uma organização de referência, através da valorização de recursos, da responsabilidade social e da eco-eficiência do desempenho.”

O desenvolvimento de iniciativas e projetos direcionados quer para o exterior quer para o interior da organização tem permitido responder às expectativas dos nossos parceiros. Iniciativas como a promoção de projetos de Educação e Sensibilização Ambiental, a criação e dinamização da Horta da Formiga, a promoção da Prevenção e do Consumo Sustentável, o fomento da participação pública, o desenvolvimento de projetos de Economia Social e a Recuperação de Passivos Ambientais, a criação da Academia de Formação, os apoios e patrocínios, a operação tampinhas, a Semente, são exemplos de atividades realizadas no sentido de dar resposta às expectativas dos nossos Stakeholders.

Internamente o esforço com as preocupações ao nível da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, têm sido prioritárias para a Lipor. O desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores também é tido em consideração, promovendo-se ações de formação e de certificação de competências que contribuem para o aumento das suas capacidades pessoais e profissionais.

Perante o panorama e os objetivos principais da Lipor na gestão do dia-a-dia, em que se pretende uma maior transparência nas suas atividades, um maior envolvimento de todos, uma constante aposta na Qualidade e, claro está, a antecipação do futuro, seguiu-se naturalmente a implementação de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e a sua posterior certificação pelo normativo SA 8000. O processo de implementação decorreu ao longo de três anos, tendo a Lipor visto reconhecida a sua Certificação pela norma SA 8000 no final de 2008.

Qual é a Estratégia de Sustentabilidade da LIPOR?

A LIPOR assumiu a Sustentabilidade como uma parte integrante do seu planeamento estratégico, basicamente, desde que, foi criada.

Esta visão estratégica claramente estabelecida, permite à LIPOR ter um ponto de referência, alinhando futuras políticas, atividades e tomadas de decisão com os princípios do Desenvolvimento Sustentável. Ou seja, ciente do seu papel na Comunidade onde está inserida, a LIPOR materializa a sua Estratégia de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social num sólido compromisso com uma gestão ética, social e ambientalmente responsável.

A estratégia definida tem como objetivo reforçar a LIPOR enquanto uma Organização sustentável e de referência nacional e internacional na área da gestão dos resíduos urbanos. Este compromisso permitirá alcançar a Visão estabelecida, que consiste "onde quer que estejamos queremos ser marca de referência na área do ambiente” e assenta numa abordagem integrada dos valores e princípios da Sustentabilidade nos sistemas de gestão, operações e atividades, práticas e decisões, dando especial relevo ao diálogo e à interação com os Stakeholders numa relação transparente, clara e aberta.

Por sua vez, a estratégia da LIPOR rumo à Sustentabilidade, traduz-se numa melhoria contínua dos sistemas de gestão, evidenciada pelas certificações que detém ao nível da ISO 14001, SA 8000, OHSAS 18001, ISO 9001, AA1000APS – Accountability Principles Standard e NP 4457, na qual todos assumem a sua responsabilidade em construir uma sociedade mais inclusiva, ambientalmente menos poluente e mais próspera economicamente.

O desafio diário da LIPOR é transformar a presente realidade em melhoria global, mantendo o seu desempenho nos pilares da Sustentabilidade e, assim, alcançar a Excelência.

Qual a importância da publicação do Relatório de Sustentabilidade da LIPOR?

O Relatório de Sustentabilidade da LIPOR é encarado como uma importante ferramenta de comunicação para mostrar transparência e divulgar o seu desempenho de Sustentabilidade às Partes Interessadas, nomeadamente, relatando todas as atividades desenvolvidas no âmbito social (colaboradores, famílias, educação), ambiental (impactos ambientais causados na comunidade envolvente) e económico (relacionamento fornecedores, clientes) tanto do foro interno, como externo.

Em resposta às expectativas das Partes Interessadas ao nível do desempenho sustentável, as organizações têm adotado uma variedade de estratégias para aumentar a credibilidade e qualidade dos relatórios de Sustentabilidade, uma dessas estratégias é a auditoria ou verificação por parte de entidades externas. Surge desta forma a verificação aos Relatórios de Sustentabilidade que tem como objetivo garantir a veracidade da informação, pois contribui para a credibilidade de todo o processo de gestão, assegura que os recursos estão a ser utilizados de forma eficaz, contribui para uma melhoria contínua do processo de divulgação, assegura às Partes Interessadas e aos potenciais Investidores que os riscos de gestão estão a ser eficazmente geridos e demonstra o compromisso da entidade em melhorar o seu desempenho económico, ambiental e social. 

Este ano, 2014, é a 11ª edição do Relatório de Sustentabilidade da LIPOR, reportando o ano civil de 2014, os resultados da sua atividade, nomeadamente ao nível do desempenho económico, ambiental, social e operacional das Unidades fabris.

À semelhança dos anos anteriores, o Relatório de Sustentabilidade é editado juntamente com o Relatório e Contas, pelo que a informação económico-financeira reportada deverá ser complementada com a consulta do próprio Relatório e Contas.

Como tem sido hábito, a Global Reporting Initiative (GRI) verificou que o Relatório de Sustentabilidade da LIPOR é elaborado de acordo com as suas Diretrizes (GRI G3.1), no Nível de Aplicação A+, acrescentando uma maior credibilidade ao reporte. Por sua vez, a verificação externa, assegurada por uma Entidade externa, garante a fiabilidade dos dados, espelha os valores da verdade, transparência e confiança, demonstra ainda a honestidade, a objetividade e a clareza do reporte que a LIPOR tanto privilegia e tem feito hábito neste tipo de documentos.

É, ainda, reportado um conjunto de metodologias que respondem às oportunidades de melhoria relacionadas com a adesão plena da Organização aos princípios da Norma AA1000APS (2008): a Inclusão, a Relevância e a Capacidade de Resposta.

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