Perguntas Frequentes - Prevenção

a a a

O que é a Prevenção na Produção de Resíduos? 

A Prevenção ocupa o lugar de topo na hierarquia europeia de gestão de resíduos, podendo assumir duas formas distintas:
 
 A Prevenção quantitativa (redução da quantidade)
 A Prevenção qualitativa (redução da perigosidade).
 
A Prevenção inclui os esforços de redução e reutilização e procura evitar a produção de resíduos. A prevenção diminui os custos de fabrico, tratamento e deposição, o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de estufa.
  

Devo utilizar os sacos de plástico que normalmente são oferecidos nas superfícies comerciais para colocar os resíduos indiferenciados, ou devo comprar sacos próprios para este fim? O que é ambientalmente mais correto?  

Como medida de prevenção de resíduos, não devemos trazer os sacos de plástico que são "oferecidos” nas superfícies comerciais, mas sim utilizar sacos ou outros recipientes reutilizáveis eventualmente de plástico ou tecido para transportar as compras.
 
Para colocação dos resíduos indiferenciados poderão adquirir-se sacos próprios para esse fim (à venda nas superfícies comerciais com várias capacidades) ou reutilizar uma pequena quantidade de sacos de plástico que já tenhamos em nossa posse. Os sacos próprios para resíduos indiferenciados podem acondicionar mais resíduos gastando menos matéria-prima, pois normalmente são maiores que os das superfícies comerciais.
 
Estes últimos também muitas vezes vêm furados o que obriga a utilizar mais do que um, contribuindo assim para uma maior produção de resíduos. 

Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros