Perguntas Frequentes - Resíduos

a a a

O que é a Compostagem? 

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.
 
"Fazer Compostagem em casa poupa transporte e custos de deposição de resíduos que de outra forma não teriam o destino final adequado."
 
 

Que destino poderei dar aos óleos alimentares usados?  

Os óleos alimentares usados - OAU (óleo de girassol, de soja, azeite), infelizmente, na maioria das vezes, são despejados pelo esgoto da banca.
 
Este é um erro ambiental que podemos involuntária ou voluntariamente cometer!
 
As vantagens da separação dos óleos alimentares usados são inúmeras, pois além de se dar um destino final adequado a este tipo de resíduos, os benefícios ambientais, sociais e económicos são de grande relevância. Destacam-se a não contaminação dos cursos de água (um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água! O equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos!), a conservação das tubagens de canalização, o bom funcionamento das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e a atitude exemplar de bom cidadão, consciente dos problemas atuais que muito interferem no futuro do planeta e das gerações.
 
Os OAU separados são depositados em contentores específicos (oleões) e posteriormente, recolhidos e encaminhados para reciclagem, nomeadamente para fabrico de sabão natural ou biodiesel (biocombustível).
 
Atualmente, na área de intervenção da LIPOR existem oleões para deposição dos óleos alimentares usados em todos os seus municípios associados. Saiba o local mais perto de sua casa onde pode depositar o seu OAU
 
Na impossibilidade de recorrer a um destes pontos de recolha, o melhor é armazenar os óleos alimentares usados em garrafas de plástico ou, com os guardanapos de papel usados, absorver o óleo, para posterior deposição no contentor de resíduos indiferenciados. Assim, não prejudicamos e não contaminamos os cursos de água!

Quero comprar um frigorífico novo. O que faço ao velho? 

Quando decide desfazer-se de um aparelho, pode dar-lhe um de três destinos: fazer retoma, entregá-lo para recolha seletiva ou doá-lo. Se o aparelho ainda funcionar, há muitas que agradecem este tipo de donativo.
 
Quando compra um aparelho elétrico novo (torradeira, microondas, TV, máquina de lavar, etc.) pode entregar, gratuitamente, o antigo na loja, desde que seja equivalente e tenha a mesma função do comprado. Isto é ainda válido para os equipamentos entregues ao domicílio.
 
Também é possível contactar a sua Câmara Municipal e pedir a recolha dos chamados "monstros” domésticos, ou depositar o aparelho diretamente no ecocentro do seu município ou em qualquer centro de receção autorizado.
 
Os aparelhos recolhidos nestes locais devem ser depois encaminhados para reutilização (total ou parcial) ou desmantelamento e reciclagem.

Que destino dar às lâmpadas fluorescentes? 

Evite deitar estas lâmpadas no lixo e, muito menos, no vidrão. As lâmpadas fluorescentes ou de descarga não podem ser depositadas no contentor do lixo indiferenciado, pois contêm substâncias perigosas que devem ser recolhidas separadamente.
 
Quando uma lâmpada deste tipo se funde, pode entregá-la, sem qualquer custo, no estabelecimento onde vai comprar a nova. Também pode depositá-la nos centros de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, ou nos ecocentros que as aceitam.
 
As lâmpadas economizadoras podem ser colocadas junto com as lâmpadas fluorescentes. 

O que são os "monstros" domésticos? 

São eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, móveis velhos e outros resíduos que, dadas as suas caraterísticas ou volume, não podem ser depositados nos ecopontos, nem no contentor para o lixo indiferenciado. Antes de mais, verifique se não estão ainda em condições de ser doados a instituições de caridade.
 
Algumas Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia fazem a recolha de "monos" porta-a-porta ou junto dos contentores do lixo. Contacte previamente a entidade responsável para combinar o dia e a hora da recolha. Assim, evitará que os "monstros" fiquem na via pública por mais tempo do que o estritamente necessário. Pode, também, levá-los para o ecocentro mais próximo. 

Qual o destino a dar às lâmpadas de filamento (normais)?

As lâmpadas "normais" ou de filamento podem ser colocadas no contentor dos resíduos indiferenciados. As lâmpadas de baixo rendimento devem ser colocadas em locais específicos tais como o ecocentro ou locais específicos para receber REEE's (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos).

O que é um resíduo? 

(definição legal - DL 178/2006)
Qualquer substância ou objeto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os identificados na Lista Europeia de Resíduos.

O que é um Aterro Sanitário? 

Modalidade de confinamento de resíduos no solo em local especialmente preparado - impermeabilizado e com sistemas de recolha, tratamento e monitorização de efluentes líquidos e gasosos - onde os resíduos são depositados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar.

O que são Lixiviados ou Água Lixiviante? 

Efluentes líquidos que percorrem através da massa de Resíduos Urbanos confinada em aterro e que são resultantes da água contida nos resíduos, da precipitação (água da chuva) caída sobre a massa de resíduos e, eventualmente, da infiltração de águas subterrâneas preexistente.

O que são Resíduos Sólidos Urbanos? 

São os resíduos provenientes de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações e estejam no estado sólido.

O que significam as siglas PET, PEAD e PVC? 

Estas siglas designam 3 tipos de plásticos recicláveis:
 
 PET - Politereftalato de Etileno. Uma resina plástica utilizada para fazer embalagens. (ex.: garrafas de água e de refrigerantes).
 PEAD - Polietileno de Alta Densidade - Um tipo de plástico duro e opaco usado para fazer objetos, como embalagens de detergente.
 PVC - Ploricloreto de Vinilo - Um tipo de plástico utilizado para produzir, por exemplo, embalagens de líquidos.

Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros