Quantos quilos de composto são produzidos, aproximadamente, com o tratamento de 1 tonelada de matéria orgânica proveniente de recolhas seletivas?

a a a

Se respondeu "250 kg”, parabéns! Acertou na resposta correta!

O processo de compostagem transforma os resíduos orgânicos e biodegradáveis num composto que pode ser utilizado na agricultura com importantes vantagens, como a melhoria das características do terreno, da capacidade de retenção da água e como agente de prevenção da degradação dos solos.

No caso do Sistema LIPOR, a valorização orgânica, é assegurada através de uma instalação de compostagem com capacidade para tratar 60.000ton/ ano de resíduos orgânicos, tendo associada a implementação de diversos circuitos de recolha seletiva.

Além do processo industrial, a compostagem pode ser realizada a nível caseiro e o composto produzido utilizado na sua horta ou jardim.

Em qualquer dos casos a produção de composto ronda os 25% da matéria-prima inicial, pelo que a resposta correta é de 250 kg de composto produzido por cada 1000 kg de matéria-prima.

Saiba mais e participe nos projetos de promoção da compostagem caseira da Lipor, como a Horta da Formiga, o Terra à Terra e a Horta na Escola, no nosso portal: www.lipor.pt.


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros