Boas Práticas

a a a

A LIPOR desde há vários anos, tem vindo a desenvolver projetos que vão de encontro a esta finalidade. A seguir, estão listados alguns dos mais relevantes:

 

Os 10 Mandamentos da Prevenção
 
1- Reduza o consumo comprando apenas os produtos necessários (ex: faça uma lista de compras e vá às compras depois das refeições. Controle o seu orçamento) 
 
2- Opte por produtos sem embalagem desnecessária (ex: compre produtos ao quilo, compare os pesos líquidos dos produtos e prefira embalagens familiares)
 
3- Faça compostagem caseira com os restos da cozinha e do jardim (ex: use o composto para cultivar plantas aromáticas ou uma horta)
 
4- Use o autocolante da publicidade não endereçada (ex: peça ao Instituto do consumidor ou imprima na internet)
 
5- Prefira bebidas engarrafadas em embalagens de tara retornável. Se a água da zona em que reside é de qualidade, beba água da torneira (ex: garrafas de vidro com tara)
 
6- Opte por produtos não perigosos (ex: pilhas recarregáveis, transformadores, termómetros digitais, detergentes ecológicos)
 
7- Na escolha de bens, tenha em conta a sua durabilidade e potencial de reutilização (ex: eletrodomésticos, brinquedos)
 
8- Vá às compras com um trolley ou leve sacos reutilizáveis.
 
9- Ao cozinhar, tenha em conta as quantidades necessárias e aproveite os alimentos na totalidade para evitar o desperdício alimentar. Conserve os alimentos de forma adequada (ex: faça compotas, açordas e use os talos dos legumes, consulte o guia de conservação de alimentos da Lipor)
 
10- Reutilize o papel e imprima com moderação, refletindo sobre aquilo de que realmente necessita (ex: use folhas de rascunho)
 

Faça o download dos 10 mandamentos da prevenção, aceda a uma prática lista de compras que apenas deverá imprimir no verso das folhas já utilizadas (rascunho)! Utilize-a anotando apenas os produtos que realmente necessita e não admita exceções quando for às compras!

 

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros