Implementação do projeto “Refeições sem Resíduos”

a a a
As embalagens de produtos alimentares representam uma fração considerável dos resíduos produzidos atualmente nas escolas.
Esta ação, dirigida aos estabelecimentos de ensino do nível pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, visa sensibilizar os alunos e encarregados de educação para o impacto ambiental resultante das suas escolhas enquanto consumidores.
 
Numa fase inicial, em cada turma participante, foi efetuada uma caracterização dos resíduos produzidos através do lanche consumido na escola. Após esta avaliação, e de modo a incentivar as boas práticas ambientais, a LIPOR forneceu a cada aluno envolvido o kit "Refeições sem Resíduos", constituído por uma lancheira contendo uma caixa e um copo em plástico reutilizável e um guardanapo de pano. Nesta zona piloto realizou-se a ação "Refeições sem Resíduos" nas 3 escolas existentes, onde foram entregues 177 kits "Refeições sem Resíduos", abrangendo um total de 163 alunos, 10 professores e 4 auxiliares de ação educativa.
 
No âmbito da ação teve ainda lugar a realização de uma ação de formação, em parceria com o Centro de Saúde da Póvoa de Varzim, dirigida a pais e encarregados de educação. Verificou-se que o potencial de redução com a implementação desta ação foi de 46%.
 
 

 

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros