Prevenção no Consumo de Sacos de Plástico

a a a

 

Pretende-se com esta ação fomentar um movimento cívico que estimule uma redução na entrega gratuita de sacos de plástico em determinados sectores de atividades (comércio e serviços). Estimular um consumo sustentável destes sacos através da criação de mecanismos de sensibilização e obrigação legal são medidas previstas no âmbito desta ação.
 
Foi realizada uma campanha de sensibilização nas zonas selecionadas para o uso de sacos reutilizáveis. Foi também realizada uma petição a nível nacional para apelar à não utilização do saco de plástico. No âmbito desta iniciativa a LIPOR endereçou a petição e 2500 assinaturas à Assembleia da República tendo sido posteriormente convidada a estar presente numa audiência (08 de Outubro de 2007) pela 7ª Comissão do Poder Local e Ordenamento do Território e Meio Ambiente para discutir a problemática dos sacos de plásticos e a sua distribuição gratuita.
 
A 5 de Dezembro de 2008 o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, anunciou a proposta de criação de uma taxa ecológica sobre os sacos de plástico. Esta medida foi severamente criticada por diferentes entidades do sector e posteriormente o governo divulgou que estava a estudar outras hipóteses para minimizar o problema.
 
A 4 de Julho de 2008 a Assembleia da República aprovou uma resolução que recomenda ao Governo a promoção da redução do uso de sacos de plástico.

 
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros