Arrancou Projeto de Separação de Resíduos em Edifícios Públicos

a a a

O Projeto de Separação de Resíduos em Edifícios Públicos e Infraestruturas tem como principal objetivo a correta separação e recolha seletiva dos resíduos gerados nos edifícios públicos, nomeadamente nos fluxos de Papel/ Cartão e Embalagens.

Com este projeto, e em parceria com os municípios pretende-se:

  • Constituir, perante os munícipes, um exemplo de boas práticas para com o ambiente;
  • Abranger um conjunto de serviços públicos importantes, tais como bibliotecas, museus, centros de educação ambiental, gabinetes de turismo, assim como os edifícios administrativos do ambiente e serviços urbanos, educação, cemitérios, bombeiros, entre muitos outros;
  • Incrementar em 1% os quantitativos da recolha de Papel/ Cartão e de 0,5% de Embalagens dos municípios envolvidos, face a 2016 (no final de 12 meses de implementação do projeto).

Este projeto, alinhado com o projeto "Aqui Separamos com o Coração”, iniciou-se no dia 1 de junho no município de Espinho e envolveu a distribuição de equipamentos para deposição seletiva em espaços públicos, nomeadamente no Edifício da Câmara Municipal, FACE, na Biblioteca e nos Armazéns Administrativos. Esta distribuição irá abranger cerca de 400 colaboradores.

A primeira fase do projeto, que decorrerá ao longo de 2017, contemplará três municípios (Espinho, Gondomar e Porto) abrangendo um total de aproximadamente 500 locais e envolvendo cerca de 2000 utilizadores.

A Sensibilização dos diferentes utilizadores destes equipamentos será assegurada pelos municípios em estreita ligação com a Lipor, que também assegurarão a monitorização contínua dos resultados de forma a avaliar o sucesso do projeto.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros