Central de Valorização Orgânica da LIPOR tratou 47.022 toneladas de biorresíduos em 2015

a a a
A Estratégia de Gestão de Resíduos da LIPOR baseia-se nos princípios da Economia Circular, encarando o Resíduo como um Recurso. Deste modo, a Valorização Orgânica constitui, desde a criação da LIPOR, uma das principais componentes desta Estratégia, no âmbito da qual a fração orgânica dos resíduos constitui a matéria-prima que é tratada através de Compostagem, originado a produção de um corretivo orgânico do solo, o NUTRIMAIS.

De modo a garantir uma elevada qualidade do composto (NUTRIMAIS), é essencial encaminhar para a Central de Valorização Orgânica LIPOR, material com um elevado teor de matéria orgânica. Neste sentido, a LIPOR em conjunto com os Municípios Associados, tem implementado diversos projetos de recolha seletiva da fração orgânica presente nos resíduos urbanos (biorresíduos), nomeadamente:

Resíduos verdes (ex.: aparas de relva, flores, ramos de jardinagem), provenientes de parques, jardins, cemitérios; 
Resíduos alimentares (ex.: restos da preparação de refeições; sobras alimentares; produtos frescos que não cumpram os requisitos para venda) provenientes de restaurantes e similares, assim como de mercados, feiras e centros de processamento e/ou distribuição de produtos frescos.

No ano de 2015, o número total de cargas rececionadas na CVO LIPOR foi superior a 8.000, correspondendo a uma quantidade total de biorresíduos tratada de 47.022 toneladas, sendo 24.959t de resíduos orgânicos e 22.063t de resíduos verdes, dos quais 2.329 são procedentes da triagem de resíduos verdes de cemitérios (flores).

Relativamente ao ano de 2014 destaca-se um aumento de 5% na quantidade de resíduos sujeitos a compostagem e comparativamente a 2013 o crescimento ascendeu a 12%.

A quantidade total de composto produzido foi de 10.799 toneladas, salientando-se que as determinações analíticas realizadas atestaram que o composto, Nutrimais, apresenta boas características físico-químicas, é um produto estável, maturado e higienizado e, portanto, de elevado valor para os solos agrícolas.

De destacar ainda que a taxa de ocupação da CVO LIPOR foi de 78,4% e o rendimento do processo de compostagem atingiu os 23%.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros