LIPOR e a Biodiversidade

a a a

A LIPOR orientou, desde sempre, a sua atuação baseada nos princípios de sustentabilidade, refletindo-se no desenvolvimento dos inúmeros projetos de sustentabilidade, de responsabilidade social e de educação ambiental. Como tal, surgem as preocupações inerentes à proteção e valorização da biodiversidade, através do desenvolvimento de diversos projetos consubstanciando a temática em foco.

No passado, na década de 90, as principais preocupações estiveram em torno da selagem e recuperação dos passivos ambientais, procedendo portanto à recuperação parcial da zona de deposição de resíduos, através da sua modelação e constituição de camada de selagem, bem como à criação de sistemas de drenagem de lixiviados e de biogás e revestimento vegetal de forma a estabilizar o local. Este projeto foi acompanhado pela expansão do aterro, sendo as novas áreas a explorar dotadas das infraestruturas de proteção ambiental, tanto a nível da impermeabilização de fundo, como de sistemas de drenagem de lixiviados e biogás.

Atualmente, uma política de biodiversidade que beneficie claramente uma gestão sustentável de recursos e do capital natural, complementa-se também através da gestão sustentável dos nossos espaços verdes, e da disseminação abrangente de informação e formação no âmbito da prevenção da produção de resíduos e na promoção de práticas de agrícolas mais sustentáveis. Em relação aos vários projetos que a LIPOR tem a decorrer, já houve a atribuição de diversos reconhecimentos, nomeadamente a atribuição do Prémio BES Biodiversidade ao Parque Aventura, Menção Honrosa dos Green Project Awards ao projeto Horta à Porta - Hortas Biológicas da região do Porto e a atribuição de Iniciativa de Alto Potencial de Empreendedorismo Social ao Projeto Terra à Terra – compostagem caseira.


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros