Programa Hectare

a a a

A LIPOR tem tido uma participação especial no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, envolvendo-se ativamente no projeto.

Decorrente deste envolvimento, no sentido de alargar a sua colaboração no projeto FUTURO, e enquadrado na sua estratégia de Biodiversidade, a LIPOR está a desenvolver aquilo que a que chamamos "Programa Hectare”.

Este projeto tem como principal objetivo o "apadrinhamento” faseado de áreas de florestas urbanas, de gestão pública, nos 8 Municípios da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), bem como as áreas junto às nossas instalações (LIPOR I e LIPOR II).

Paralelamente, apoiamos com vários materiais essenciais à produção de cerca de 40.000 árvores (objetivo do FUTURO para a sementeira de 2015/5016), onde se incluem tabuleiros de sementeira, substrato Siro mistura especial 082 florestal e o composto Nutrimais.

Foi ainda construída, nas instalações da LIPOR, uma plataforma de acolhimento de árvores do FUTURO. Este local pretende ser central e de fácil acesso para a receção de árvores dos Viveiros do Estado e entrega dos lotes respetivos a cada Município.

Ao mesmo tempo, a LIPOR está a participar num outro projeto, denominado "REDE de ESCOLAS do FUTURO”, que tem como objetivo integrar numa rede as escolas com projetos válidos e pertinentes nesta área, que estejam já em curso ou à espera de um pequeno incentivo, tal como a formação, informação, recursos (sementes e árvores) e valorização do trabalho feito, no sentido de criar, manter e promover as florestas urbanas nativas da região.

O papel da LIPOR neste projeto é acolher e fornecer diferentes ações de formação sobre a temática, bem como apoiar com material necessário à produção de árvores (composto e substrato).

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros