Academia UBUNTU

a a a
UBUNTU é um conceito africano que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança, generosidade. A tradução literal de UBUNTU é: 
 
Eu sou porque Tu és. 
Eu só posso ser uma Pessoa com as outras Pessoas

A Academia UBUNTU, iniciativa do Instituto Padre António Vieira – IPAV, é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, com o objetivo de poderem vir a desenvolver projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço da comunidade.

A 4ª edição da Academia UBUNTO decorre entre março de 2017 e janeiro de 2018, com o módulo da Lipor a ter lugar em setembro, beneficiando da experiência e aprendizagem alcançadas com as edições anteriores - 2010/2012, 2013/2014 e a edição de 2015/2016 – que se revelaram um verdadeiro sucesso.

Tendo como estrutura um ciclo de formação de duração anual, seguindo uma metodologia de educação não-formal, a Academia UBUNTU proporciona aos participantes seminários temáticos, abordando grandes figuras de referência de uma visão UBUNTO.


A LIPOR associou-se a este projeto, estabelecendo uma Parceria com a Academia UBUNTU, para acompanhar os participantes do Grande Porto, uma vez que consideramos que o conceito e a filosofia UBUNTU são intrínsecas à Missão, Visão, Valores e Política da Organização.
Assim, a participação dos colaboradores dos quadros técnicos da LIPOR, decorre num formato de voluntariado de competências, realizando o Acompanhamento Técnico, através da exploração de diversas temáticas, com o objetivo de dotar os participantes de competências essenciais em áreas de conhecimento específicas, mas também procedendo à Tutoria dos Projetos, através do acompanhamento de uma equipa de projeto, apoiando e contribuindo para o enriquecimento do projeto, perspetivando-se a sua implementação.

Para saber mais sobre Incubadora Social Ubuntu: www.pontesubunto.org/

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros