SA8000

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A Gestão da Responsabilidade Social

A Lipor tem trabalhado desde sempre para a resolução de um problema que nos afeta a todos – a produção de Resíduos – tendo a seu cargo o destino final das cerca de 500.000 toneladas de resíduos produzidas anualmente pelos habitantes dos seus municípios associados - Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Como está bem patente na Missão da Lipor "Conceber, adotar e implementar soluções sustentáveis de gestão de resíduos, tendo em consideração as necessidades dos nossos parceiros e das comunidades que servimos.”, este trabalho tem sido realizado com transparência nas suas atividades, o envolvimento de todos os parceiros, uma constante aposta na Qualidade e, claro está, tentando sempre antecipar o futuro.

Assim, foi um passo natural o desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e a sua posterior certificação pelo normativo SA8000.

Esta iniciativa, com fortes impactos a nível do tecido social da região (colaboradores, famílias, fornecedores e comunidade) foi desde sempre integrada na própria Gestão e Estratégia da organização, contribuindo para o seu sucesso.

No âmbito deste Sistema de Gestão, a Lipor tem trabalhado em estreita ligação com os seus Stakeholders, antecipando as suas expectativas e respondendo às suas necessidades.

Neste sentido, tem sido desenvolvido um conjunto de projetos complementares, tendo sempre como fim último a melhoria da Qualidade de Vida dos cidadãos, a proteção do Ambiente e o bem-estar dos colaboradores.

De facto, desenvolver um negócio de forma sustentável só é possível se as iniciativas sociais estiverem alinhadas com as competências-chave e os objetivos estratégicos das organizações, se os colaboradores se orgulharem da sua organização e se esta trabalhar para o bem-estar das suas famílias e da comunidade local.

Apesar da maturidade do Sistema de Gestão de Resíduos da Lipor, esta está consciente que deve continuar a avançar, numa perspetiva de melhoria contínua, integrando na sua estratégia as preocupações da Responsabilidade Social.

Consciente que a implementação de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e a sua certificação pelo normativo SA8000 seria uma mais valia para o seu trabalho nesta área, a Lipor iniciou em 2008 um Diagnóstico que permitiu verificar que melhorias seriam necessárias desenvolver. Foram identificados, também, os processos que seriam relevantes no âmbito da SA8000 o que permitiu no final identificar as principais lacunas face à norma e finalmente obter a Certificação.

Uma das principais questões abordadas foi a do Controlo de Fornecedores e de toda a Cadeia de Valor. Neste sentido foi elaborado um apertado programa de envolvimento dos fornecedores, nomeadamente através da criação de um Código de Conduta para Fornecedores e Subcontratados e um rigoroso controlo através de auto-diagnósticos, visitas aos fornecedores e inclusive auditorias de 2ª parte.

Esta forma de trabalhar permitiu um maior envolvimento e participação de todos os parceiros neste processo, melhorando, sem dúvida, o resultado final.

Importa também destacar a importância de alinhar toda a organização com os objetivos e com os processos da implementação da norma SA8000, pelo que é dada formação contínua a todos os colaboradores sobre os princípios da norma e todos os documentos referentes a este Sistema.

A Lipor está consciente de que a Certificação pela norma SA8000 não é um fim em si, mas o princípio de uma nova forma de abordar a Responsabilidade Social, abrindo caminho para uma Gestão cada vez mais humana e integradora.

Presentemente a Lipor continua a apostar nesta área da Responsabilidade Social e continua a acreditar que a implementação e certificação de um Sistema de Gestão é a forma mais eficaz de gerir a Responsabilidade Social, pelo que iniciou, em 2016, o processo de transição para a nova versão da norma SA8000:2014.

O primeiro passo neste processo de transição foi a realização de um auto-diagnóstico, avaliando o ponto de situação do Sistema de Gestão e das políticas de Responsabilidade Social na organização, na plataforma eletrónica da SAI – a Social Fingerprint  

Esta foi uma experiência enriquecedora e que levou à criação da Equipa de Desempenho Social (EDS) que tem feito um trabalho incansável na promoção da Responsabilidade Social na organização.

Sem dúvida que esta forma de abordar a Gestão permitiu à Lipor ser pioneira na capacidade de gerar mais-valias para todos os parceiros a médio e longo prazo, criando valor, não apenas internamente, mas também para a sociedade.


Os Requisitos da norma SA8000

Ao implementar e certificar um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social a Lipor assumiu o compromisso de cumprir os requisitos do normativo SA8000.

É essencial que a Lipor, os colaboradores e todas as partes interessadas ao longo da cadeia de valor cumpram os seguintes requisitos:

  • Trabalho infantil: não é permitido;
  • Trabalho forçado e compulsório: não é permitido;
  • Saúde e segurança: deve ser garantida;
  • Liberdade de associação e direito de discussão de acordos coletivos: deve ser garantida;
  • Discriminação: não é permitida;
  • Práticas disciplinares não previstas legalmente: não são permitidas
  • Horários de trabalho: devem ser respeitados;
  • Remuneração: de acordo com a legislação em vigor;
  • Sistema de gestão: deve existir, garantir o cumprimento dos requisitos e ter em conta os princípios da melhoria contínua.

Além destes requisitos a Lipor compromete-se a respeitar os princípios de instrumentos de regulação internacionais, nomeadamente as Convenções da OIT e as normas internacionais de Direitos Humanos explicitadas na nossa Missão, Visão, Valores e Política


 

 Envolvimento com as Partes Interessadas (Stakeholders)


 

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