Equipa de Desempenho Social (EDS)

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No âmbito da publicação da revisão da norma SA8000:2014, a Lipor tem trabalhado no sentido de melhor responder aos novos princípios deste normativo.

Uma das principais diferenças desta nova versão é a necessidade da criação, a par do Representante dos Trabalhadores, de uma Equipa de Desempenho Social (Social Performance Team), figura que não existia na anterior versão. Esta Equipa tem que ter elementos representativos dos trabalhadores e da administração de forma equitativa e deverá acompanhar a evolução e o desempenho do sistema de Responsabilidade Social na Lipor.
 
 

Equipa

 A Equipa de Desempenho Social (EDS) aprovada para este ciclo de certificação é constituída pelos seguintes elementos:

Representantes dos Trabalhadores

  • Emanuel Maia (Representante dos Trabalhadores);
  • Manuel António (Representante Sindical);
  • Nuno Pereira (Representante Sindical);
  • Rui Barbosa (Representante Sindical);
  • Paula Fragoso (Departamento de Operações e Logística);
  • Ana Mota (Divisão de Recursos Humanos);
  • Liliana Braga (Divisão de Aprovisionamento e Contabilidade);
  • Nuno Barros (Unidade de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing).

 Representantes da Administração

  • Fernando Leite (Administrador-Delegado)
  • Paula Mendes (Departamento de Educação, Comunicação e Marketing);
  • Isabel Nogueira (Departamento de Operações e Logística);
  • Cristina Santos (Unidade de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing).



Funções e Objetivos

A Equipa de Desempenho Social (EDS) terá a função de acompanhar a evolução e a performance do sistema de Responsabilidade Social na Lipor, nomeadamente:

  • monitorizar os espaços de trabalho da organização para verificar a conformidade com os princípios e requisitos da SA8000;
  • propor, discutir e avaliar medidas de minimização e remediação de situações que possam dar origem a não-conformidades segundo o normativo SA8000;
  • colaborar nas Auditorias, internas e externas, fornecendo informação e promovendo a ligação com os colaboradores;
  • preparar Relatórios para a Administração com os resultados das análises do desempenho que vão realizando ao longo do ano;
  • realizar uma Análise de Risco periódica, de modo a definir e priorizar as áreas mais sensíveis e áreas de atuação da Responsabilidade Social. Esta análise deve ser realizada tendo em atenção a consulta às principais partes interessadas;
  • realizar reuniões periódicas para analisar criticamente o Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e identificar ações potenciais para fortalecer a implementação da Norma. 

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