Pegada Ecológica

a a a
A sociedade atual caracteriza-se por padrões de consumo exagerados e pela inadequada gestão dos recursos naturais, colocando em risco as gerações futuras. É urgente para o bem comum não gastar mais do que o estritamente necessário no nosso dia-a-dia, de forma a minimizar os desperdícios e, consequentemente, a produção de resíduos.
 
Para satisfazer as necessidades de consumo, cada ser vivo, necessita de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo. Na verdade, a nossa sobrevivência depende da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade dos vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos.
 
Contudo, o consumo tem aumentado significativamente, bem como a população mundial, pelo que o espaço físico terrestre pode, a curto prazo, não ser suficiente para nos sustentar. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida, que ainda hoje existem, teremos que viver de acordo com o que a Terra nos pode fornecer e não com o que gostaríamos que fornecesse...

Atendendo ao cenário, é fundamental que se afira o modo como os recursos existentes no planeta estão a ser consumidos pela humanidade. Para tal utilizam-se indicadores que nos permitem obter essa informação. A pegada ecológica é um deles, pois representa a área de terreno biologicamente produtivo* necessário para sustentar o nível de vida atual da população. É a área necessária para:
 
 produzir toda a energia e todas as matérias-primas consumidas pela população; 
 eliminar todos os resíduos que a mesma população produz.
 
Exprime-se numa unidade de superfície: em hectares (100 m x 100 m).

* Considera-se que o terreno biologicamente produtivo é constituído por solos férteis, isto é, que permitem o desenvolvimento de plantas, e pelas águas que permitem o desenvolvimento dos seres vivos aquáticos. 
 
A dimensão da pegada ecológica varia conforme os estilos de vida e de consumo.
 
 
 
Para que serve o cálculo da pegada ecológica?

 Permite comparar os estilos de vida das pessoas, das famílias, das cidades, das regiões e dos países. 
 Constitui uma referência relativamente à sustentabilidade dos nossos comportamentos. 
 Permite fixar objetivos para mudar e orientar-se para estilos de vida sustentáveis. 
 Que superfície da Terra está disponível para a produção de recursos e energia?

A Terra tem uma superfície de 51 mil milhões de hectares, dos quais 14,5 mil milhões são terrenos secos (não submersos). Apenas 12,78 mil milhões de hectares são biologicamente produtivos:
 
 Terras aráveis: 1,4 mil milhões de ha, 
 Pastagens: 3,36 mil milhões de ha, 
 Florestas: 5,12 mil milhões de ha, 
 Parte produtiva do mar: 2,9 mil milhões de ha.
 
 Pegada Ecológica 
 
 

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros