R+ RECICLAR MAIS, REABILITAR MAIS

a a a
EQUIPAMENTOS AMIGOS DAS PESSOAS


A Lipor, ciente da importância da Inclusão, e com o Apoio de vários Parceiros desenvolveu o projeto R+: Equipamentos Amigos das Pessoas. O objetivo é permitir a participação na recolha seletiva de resíduos urbanos a pessoas com deficiência/incapacidade.

Os Parceiros do Projecto são:
 
 LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto

OBJETIVOS DO PROJETO:

 Combater a exclusão social, permitindo que cidadãos com deficiências tenham as mesmas oportunidades de aderir à reciclagem multimaterial;
 Debater o tema das acessibilidades / disponibilidade de equipamentos de deposição seletiva de resíduos para pessoas com deficiência ou incapacidade;
 Associar dois temas: a separação de resíduos (e a reciclagem) e pessoas com deficiência ou incapacidade;
 Projetar o equipamento ideal para este público-alvo tão específico;
 Testar a produção do equipamento de acordo com as especificidades definidas;
  Realizar experiência (s) piloto (s) para testar o equipamento;
 Colocar o equipamento na via pública, em pontos-chave, a definir;
 Verificar a adesão da população alvo à iniciativa.
 
 
Concurso Nacional de Ideias 
 
As candidaturas decorreram entre 14 de setembro e 12 de dezembro de 2012 .
 
Este Concurso Nacional destinado a Arquitetos, Designers, Engenheiros, etc., é inovador a nível europeu atendendo ao produto a que se destina, e para além da procura de Ideias, procurar-se-á que tal dê origem a novos Produtos, no caso Ecopontos, dinamizando a Indústria nacional.

A grande particularidade é que tais Equipamentos terão de ser "amigos” de Cidadãos portadores de deficiências (visual, motora, etc.), e ainda ficarem acessíveis no espaço público.

A Lipor, empenhada em otimizar o seu Sistema de Gestão de Resíduos, bem como em estar cada vez mais próxima dos cidadãos e em oferecer a todos os utentes as melhores condições para a participação no projeto da reciclagem multimaterial, decidiu estudar as condições associadas à deposição seletiva de resíduos por parte das pessoas com deficiência ou incapacidade, de forma a facilitar a sua participação na separação dos materiais.

Esta é mais uma aposta da LIPOR na Inovação, mais um passo que define a pró atividade da LIPOR e um reforço no que respeita à consolidação da sua política de Responsabilidade Social.
 
 
Resultados do Concurso Nacional de Ideias 
 
Para dar a conhecer os resultados do Concurso Nacional de Ideias foi promovida uma sessão de comunicação dos resultados na Fnac do Norteshoping, onde se divulgaram os 1º, 2º e 3º classificados e inaugurada uma exposição para divulgação de todas as propostas rececionadas e validadas no âmbito do Concurso, que esteve patente no Norteshoping, de 19 a 29 de julho.
 
1.º Classificado:
Equipa: Hélio Martins e Sá, Rui Miguel Dinis, Manuel Araújo e João Gilberto Oliveira

2.º Classificado:
Diogo Fula, Duarte Campos Lima, Carlos Ribeiro e Inês Pires

3.º Classificado:
Bruno Filipe Rêgo

Veja aqui a exposição R+

O R+ consiste num projeto de inclusão social e de promoção de igualdade de oportunidades, uma vez que oferece a possibilidade de as pessoas com deficiência e incapacidade de participarem ativamente no projeto da Reciclagem Multimaterial, independentemente das suas condições físicas.

Os equipamentos foram desenhados a pensar nas necessidades de Todos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e caminhar rumo à Sociedade Europeia de Reciclagem e da Cidadania responsável – Reciclar +, Reabilitar +.
 
 

R+ na Maia

A Câmara Municipal da Maia em parceria com a LIPOR e a Maiambiente lançaram o novo serviço de recolha seletiva porta-à-porta de resíduos dirigido a pessoas com deficiência ou incapacidades várias (motora, visual, auditiva e mental) e que funciona em regime de marcação de acordo com a necessidade e disponibilidade do utente.


Um projeto pioneiro em Portugal tendo a Maia como primeiro Município a receber este novo serviço prestado pela C. M. Maia através da Maiambiente e tendo a LIPOR como entidade impulsionadora. O propósito do projeto R+ visa promover duas valências essenciais: a reciclagem e a reabilitação.

O objetivo do projeto consiste em projetar, produzir e testar um equipamento revolucionário do ponto de vista de aproximação às pessoas em que se conjugue equipamento e acessibilidades.

Este projeto inclui fatores tão importantes como a inclusão e a proximidade às pessoas, as melhores condições para a participação no projeto da reciclagem multimaterial, a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade.

Este é mais um reflexo da importância da inovação, da participação, do envolvimento de entidades (parcerias), da pró atividade e da Responsabilidade Social.
 
 

 

R+ - Próximos passos

Continue ATENTO! A próxima etapa do projeto é o teste do protótipo de ecoponto em contexto real.

Está a ser produzido um protótipo do trabalho classificado em 1.º lugar para ser testado na via pública.
 
O objetivo é testar o equipamento a nível de performance e utilização e, eventualmente, melhorar o equipamento, caso se identifiquem oportunidades de melhoria que acresçam valor ao equipamento.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros