Principios da Sustentabilidade

a a a
1. Assumir o desafio da Sustentabilidade
 
Trabalhar, sempre, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro, proteger os Recursos Naturais e o Ambiente, não esquecendo a responsabilidade da LIPOR para com a Comunidade e os seus Colaboradores.
 
2. Apostar na Prevenção
 
Promover a minimização da produção de resíduos, atuando junto dos parceiros com o objetivo da conservação da Natureza e dos recursos e a redução dos impactos na Saúde Pública.
 
3. Estreitar relações com as partes interessadas
 
Continuar a promover o bom relacionamento com os parceiros da LIPOR, especialmente os Cidadãos e os Municípios seus associados, reconhecendo que o seu papel é preponderante para o sucesso de todo o trabalho da LIPOR. Também as ações de benchmarking com a troca de experiências são para a LIPOR uma necessidade assumida.
 
4. Encarar os resíduos como recursos
 
Assumir de forma clara que a abordagem na Gestão de Resíduos é realizada na ótica da Gestão de Recursos, encarando-os como tal, fazendo todos os esforços para a sua valorização mais adequada.
 
5. Definir e aplicar uma Hierarquia para a Gestão de Resíduos
 
Trabalhar para que o sistema de Gestão de Resíduos da LIPOR siga as linhas de orientação da União Europeia. Neste sentido foi adotada a seguinte Hierarquização: Prevenção, Reutilização, Reciclagem (Multimaterial e Orgânica), Valorização Energética e Confinamento Técnico.
 


6. Ser uma Organização auto-suficiente
 
Continuar a ser autossuficiente, assegurando os investimentos em infraestruturas, recursos humanos qualificados e inovação, de modo a dar a melhor resposta às especificidades da Gestão de Resíduos.
 
7. Aplicar os princípios do Poluidor - Pagador e da Responsabilidade do Produtor
 
Reunir esforços no sentido de apelar à responsabilização dos produtores de resíduos e fazer refletir os custos reais da Gestão de Resíduos nas tarifas a aplicar.
 
 
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros