CAMPANHA DAR

1. O que é?

Reciclar é dar + é o nome da campanha de comunicação e sensibilização para o novo sistema de recolha porta-a-porta de resíduos valorizáveis, que está a ser implementado no setor residencial e pequeno comércio, restauração e serviços, em zonas piloto, de 7 municípios dos associados da LIPOR (Espinho, Gondomar, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde). A recolha de resíduos valorizáveis – papel e cartão, plástico e metal, vidro, e, em alguns municípios, biorresíduos –, assim como, indiferenciados, passará, nesses locais, a ser feita porta-a-porta, de acordo com contentorização diferenciada e periodicidade definida. Ou seja, cada fluxo de resíduos terá um contentor correspondente e um dia específico para a sua recolha, de acordo com o cronograma semanal ou mensal predefinido.

2. Quais as vantagens de adesão?

Este serviço não tem quaisquer custos para si e soma outras vantagens importantes como a redução do tempo e esforço que despende na deposição dos seus resíduos e a poupança de recursos (os resíduos contêm muitas matérias-primas que podem ser reaproveitadas).

3. Que tipo de resíduos são recolhidos?

São recolhidos resíduos de vidro, embalagem – de plástico e de metal -, papel/cartão e indiferenciados, quer do setor residencial quer do setor de serviços, desde que sejam abrangidos pelo sistema. Nos municípios de Gondomar, Valongo, Vila do Conde e Póvoa de Varzim serão também recolhidos, para além dos resíduos mencionados, biorresíduos. Os resíduos apenas serão recolhidos se todas as normas pré-estabelecidas e acordadas forem cumpridas, nomeadamente horários e exclusão de contaminantes/intrusos (pré-definidos). Em caso de dúvidas consulte as tabelas abaixo:

4. Qual a frequência de recolha?

A frequência de recolha é variável, conforme o circuito, a zona e o município em questão, assim como o tipo de resíduo recolhido. Nas tabelas de recolha abaixo encontrará toda a informação específica:

5. Qual a área de abrangência?

A campanha está a ser implementada em zonas piloto nos municípios de Espinho, Gondomar, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, em zonas delimitadas.

6. Onde posso obter mais informações?

No site da LIPOR www.lipor.pt/darmais ou sites autárquicos. Poderá sempre dirigir outras questões que pretenda ver esclarecidas sobre a campanha para os contactos abaixo especificados:

CM Espinho – 227 335 866

CM Gondomar – 800 200 129

CM Matosinhos – 800 301 234

CM Porto – 800 205 744

CM Póvoa de Varzim – 800 272 624

CM Valongo – 800 202 099

CM Vila do Conde – 800 502 040

Unidade de Educação e Formação Ambiental LIPOR – uefa@lipor.pt ou

 

Ecolinha

– 800 200 254

7. Vou ser contactado diretamente?

Sim, serão efetuados contactos diretos à população, das zonas abrangidas, por técnicos de sensibilização e brigadas de entrega devidamente identificados com elementos da campanha e das instituições promotoras. Estes agentes de sensibilização serão responsáveis pela apresentação da campanha, mais-valias da mesma e entrega de contentorização específica, e poderão esclarecer in loco possíveis dúvidas.