Economia Circular: Resíduo como Recurso

a a a

A Lipor reforçou o seu compromisso voluntário com os princípios da Economia Circular, expressa na assinatura, pelo nosso Conselho de Administração, da Declaração de Compromisso, a 12 de março de 2018.

Em agenda, são vários os desafios e as tendências para o setor, o que tem potenciado uma análise mais profunda do mesmo.

A LIPOR, preconizando de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, consolida um posicionamento que se reflete pela criação de valor ao longo de todo o ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do "resíduo” como "recurso” na cadeia de valor.
 
Na concretização, o envolvimento da LIPOR com a Economia Circular é numa perspetiva de SPEED UP, SCALE UP e IMPACT ON. Portanto, pontuamos a nossa intervenção no aumento do conhecimento sobre a necessidade de alteração de paradigma e no conceito da economia circular, providenciamos o conhecimento técnico especializado para o aumento de skills através da dinamização de um plano formativo de competências certificado, e com os diversos atores da sociedade civil, criamos dinâmicas integradas de economia circular a nível local e nacional.


NUTRIMAIS – O NOSSO CASO DE ESTUDO CLOSED THE LOOP

O Nutrimais - corretivo agrícola orgânico 100% natural, é um exemplo perfeito de "fecho de ciclo” no âmbito da Economia Circular. Resultando do processo de compostagem de resíduos alimentares e verdes, separados na fonte, o Nutrimais é aplicado no solo mantendo ou aumentando a fertilidade natural. A cuidadosa seleção das matérias-primas permite a certificação para a agricultura biológica, pela SATIVA.

www.nutrimais.pt


PRÁTICAS DE CIRCULARIDADE DA LIPOR

 
 

Saiba mais:

INOVAÇÃO URBANA ABERTA NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

Conhecer a inteligência territorial inerente ao ecossistema de inovação metropolitano, com uma preocupação ambiental e visando novas práticas de inovação aberta foi objetivo do projeto AMP Urbinov: Inovação Urbana Aberta na Área Metropolitana do Porto.

Financiado pelo Norte 2020, de 1 de julho de 2016 a 30 de junho de 2018, o projeto dinamizado pela LIPOR e a Área Metropolitana do Porto, resultou da necessidade de organizar e dinamizar o ecossistema de inovação da Área Metropolitana do Porto.



Do projeto fizeram parte um conjunto de 5 Ações, sendo que da responsabilidade da LIPOR, a Ação 3. Economia Circular, são outputs:

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros