Estudos IDI – Conhecer os resíduos para a sua valorização

a a a
A Lipor aposta em estudos que permitem analisar e avaliar formas de valorização dos resíduos mais sustentáveis com o objetivo último de chegarmos à valorização de 100% dos resíduos produzidos.

Os resíduos sólidos urbanos são, pela sua natureza, materiais com uma grande variabilidade de aspeto, quantidade e qualidade. De forma a dar o melhor encaminhamento ao resíduo que rececionamos devemos apostar não só no estudo das características dos materiais, mas também conhecer as razões pelas quais são gerados. Para tal a Lipor tem vindo a apostar em estudos que permitem a valorização dos resíduos da forma mais sustentável e que nos dotarão de conhecimento para chegarmos à valorização de 100% dos resíduos.
Dos resíduos orgânicos às escórias provenientes da incineração dos resíduos urbanos queremos encontrar as melhores soluções para cada um dos diferentes materiais. Assim a Lipor promove estudos em áreas como o aproveitamento energético, a avaliação do impacto do uso de compostos orgânicos, a valorização das escórias em diferentes produtos e a sensorização de contentores e compostores através de novas tecnologias. A contratação de 2 colaboradores com Doutoramento permitirá também à Lipor aumentar o seu nível de conhecimento e trazer um pouco do mindset académico para uma organização empresarial.
Apesar de alguns dos estudos serem desenvolvidos internamente, contamos com o apoio de diversas instituições de ensino superior que desenvolvem em conjunto com a Lipor as questões que depois de respondidas nos permitirão construir o futuro hoje.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros