Exposição Aurélio Paz dos Reis: o fotografo do Instante e do Eterno da sua época
Data
11 de outubro a 28 de fevereiro de 2026
Local
Casa do Corim
Duração
terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30
Esta exposição apresenta um seleto conjunto de fotografias a partir dos negativos originais do vasto acervo fotográfico de Aurélio Paz dos Reis, conservado no Centro Português de Fotografia.
Fotografias de retratos familiares, cenas do quotidiano, da cidade do Porto ou de Paris apresentam-nos o charme da fotografia a preto e branco e da época que elas retratam.
Para além de Comerciante, floricultor, republicano, maçom, cineasta com uma carreira notável como pioneiro do cinema em Portugal, Aurélio Paz dos Reis apresenta-se, também como um fotógrafo amador com grande talento técnico e estético
Uma viagem fotográfica por um Porto entre o fim da monarquia e o início da República, apresenta-nos tanto o íntimo da sua família, quotidiano e jardins, mas também duas cidades por si fotografadas, Paris e o Porto, complementada por três peças originais, gentilmente cedidas pelo Centro Português de Fotografia.
Mais do que um registo visual, esta exposição é uma imersão na sensibilidade de um fotografo que no seu autodidatismo nos deixa uma herança fotográfica de grande valor artístico e histórico.