Imaculada Conceição

Local
Casa do Corim
Imaculada Conceição
Esta escultura de Manuel da Silva Ferreira de São Mamede do Coronado segue a descrição da mulher do Apocalipse (Gn12:1). Trata-se de um modelo em gesso de uma escultura de Nossa Senhora da Conceição dado que a Virgem calca uma serpente. A imagem, pela postura das mãos, parece ter algumas inspirações na pintura "Imaculada Conceição dos Veneráveis”, de autoria do pintor sevilhano Bartolomé Esteban Perez Murillo (1617-1682).

Os modelos em gesso, normalmente, eram fundidos a partir de outros, moldados em barro, produzidos, em norma, pelo mestre de cada oficina. Depois, eram copiados para a madeira que, seguidamente, era policromada, resultando na imagem final. Dado que é um modelo (e não a imagem final) é provável que lhe faltem alguns pormenores e/ou atributos e elementos iconográficos, que, por vários motivos, só eram produzidos na imagem final. Neste caso, há a hipótese de a imagem acabada possuir, sobre o globo, um crescente lunar aos pés e pequenas estrelas douradas.

A oficina de Manuel da Silva Ferreira (1882-1958) surgiu no lugar de Feira Nova, no largo do Espírito Santo, em São Mamede do Coronado. Com ele trabalharam dois filhos: Francisco da Silva Ferreira (1910-1995) e Guilherme da Silva Ferreira (1912-1988).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi