Como a Maiambiente vê a adesão à Central de Compras da LIPOR - a perspetiva de uma Empresa Municipal
A Empresa Municipal Maiambiente aderiu à Central de Compras da LIPOR em julho de 2018. Todo o processo teve como principal objetivo a facilitação dos procedimentos de compra e a sua agilização através da utilização de acordos-quadro. Descubra o que a Maiambiente tem a dizer.
Recorda-se do ano em que a Maiambiente aderiu à Central de Compras e o que motivou a sua adesão?
A Empresa Municipal Maiambiente aderiu à Central de Compras em 2018, visto ter entendido que a referida adesão faria com que dispusesse de mecanismos altamente facilitadores da regular a tramitação dos procedimentos de elevado valor.
Sabe qual foi o primeiro acordo quadro que utilizou ao abrigo da Central de Compras? Quais foram os principais desafios que encontrou?
O primeiro Acordo-Quadro utilizado pela Empresa Municipal Maiambiente foi o "Acordo-Quadro para a Aquisição de Gás Natural Comprimido”, sendo que, nessa mesma altura, sentimos que o principal desafio fora a interação com a Plataforma da Central de Compra.
Na sua opinião quais são as principais vantagens ou benefícios conferidos pela Central de Compras da LIPOR?
Primeiramente, a forma de elaboração das peças do procedimento permite que, em sede de execução do contrato, o fornecimento ou prestação de serviço decorra exatamente conforme o pretendido. Por outro lado, considerando a envolvência de várias Entidades e, por conseguinte, a forçosa economia de escala gerada pelos Acordos-Quadro, a Central de Compras proporciona aquisições de bens e serviços a preços mais apelativos. Por último, o recurso aos Acordos-Quadro promovidos pela Central de Compras permite que as Entidades Aderentes finalizem, de forma mais ágil e eficiente, os procedimentos pré-contratuais em aquisições com valores superlativos, que, de outra forma, obrigariam a uma tramitação mais morosa e complexa.
Que aspetos acha que podem ser melhorados na Central de Compras da LIPOR?
Primeiramente, entendemos que poderá ser melhorada e facilitada a tramitação das Consultas Prévias, através da Plataforma da Central de Compras. Ademais, sugerimos a criação de alertas informativos sobre o fim dos Acordo-Quadro e relativos à comunicação da faturação.
Que outros novos Acordos-Quadro gostaria de ver lançados ao abrigo da Central de Compras da LIPOR?
Gostaríamos de ver disponibilizados, pela Central de Compras da Lipor, dois novos Acordos-Quadro referentes à Aquisição de Fardamento, de Sacos para a Recolha Seletiva e, ainda, de Contentores para a Recolha de RSU e Orgânicos (14l+240l+360l+800l).