18 Mai

LIPOR comemora 21 anos de Reciclagem

Há 21 anos a LIPOR e os seus municípios associados iniciaram um projeto pioneiro e inovador que deixou uma marca no futuro da gestão de resíduos e na proteção ambiental em Portugal – a aposta na Reciclagem.

O Centro de Triagem da LIPOR é uma das peças fundamentais de todo um sistema de recolha seletiva de materiais e reciclagem, permitindo que nestes últimos 21 anos fossem encaminhadas pelos cidadãos e valorizadas 657.947 toneladas de materiais (estes valores são relativos a Embalagens de Plástico e Metal, Papel e Cartão e Vidro rececionadas no Centro de Triagem e Plataformas de Triagem da LIPOR).

Ao longo destes 21 anos e de forma a promover a reciclagem de materiais a LIPOR instalou novos equipamentos, como os ecopontos e os ecocentros e desenvolveu novos circuitos de recolha seletiva porta-a-porta, permitindo aos cidadãos uma participação na reciclagem cada vez maior e mais cómoda.

Com a certeza de que a Recolha Seletiva Porta-a-Porta é o futuro, a LIPOR e os seus municípios associados têm apostado ao longo dos anos na promoção de novos circuitos:

• Em 2020 servimos já 72 514 habitações, cerca de 162.591 Cidadãos.
  • 17% da população dos municípios LIPOR tem já um ecoponto em sua casa.
Estes resultados não seriam possíveis sem o esforço dos nossos municípios associados quer na instalação de infraestruturas, quer na otimização de circuitos, quer na sensibilização da comunidade.

Também uma palavra a todos os cidadãos, principais parceiros destes projetos e que têm participado de forma cada vez mais exemplar nos diversos projetos desenvolvidos, aumentando assim as quantidades de materiais recebidos e a qualidade dos materiais enviados para a reciclagem.

Na LIPOR, com os nossos municípios associados e com os cidadãos, continuamos a trabalhar para que cada vez menos materiais acabem em aterros e sejam reciclados. Para que cada vez mais os resíduos sejam um recurso, potenciando e promovendo a Economia Circular também na Gestão de Resíduos.

Reciclamos por si. 21 anos a reciclar!

2020 ano de celebrar a excelência!

Principais dados de 21 anos de atividade do Centro de Triagem e Plataformas de Triagem da LIPOR:
  •     Embalagens plásticas e metálicas: 132.656 toneladas
  •     Papel e cartão: 198.658 toneladas
  •     Vidro: 326.633 toneladas
  •     Total recebido: 657.947 toneladas
  •     Emissões de CO2eq evitadas: 460.000 t

Download: Comunicado de Imprensa (286.15 KB)