03 Set
LIPOR Internacional participa na elaboração do Plano Estratégico de Manaus
A LIPOR formalizou mais uma prestação de serviços internacional, ao assumir a posição de especialista em gestão de resíduos urbanos, como entidade parceira da FINATEC, integrando a equipa que está a elaborar o PMSBM – Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus, Brasil, que contempla 4 grandes eixos - abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana.
A LIPOR Internacional tem a responsabilidade de desenvolver a solução de Prognóstico na componente de gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana, assumindo a posição de coordenador destes trabalhos.
O anterior Plano de Manaus, Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Manaus, data de 2010, estando os trabalhos de sua revisão e monitorização a decorrer, assim como a elaboração do disgnóstico da situação atual, com o intuito do avanço para o desenho das soluções de futuro para Manaus no que concerne à gestão sustentável dos resíduos.
O desafio é projetar as soluções para os próximos 20 anos, partilhando a Visão, Ambição e Expectativas do Município e da Prefeitura de Manaus numa estratégia e alinhamento comuns.
Esta prestação de serviços decorrerá até ao primeiro trimestre de 2026 com vários entregáveis pré-definidos ao longo do desenvolvimento dos trabalhos.
Recorde-se que nos últimos anos, a LIPOR adotou uma estratégia de internacionalização assente na valorização do seu Know How que conta com mais de 40 anos de experiência. Uma estratégia que tem permitido conquistar contratos internacionais e consolidar a sua posição junto das principais instituições multilaterais.
