11 Ago
LIPOR prestou mais de 400 horas de apoio técnico especializado no primeiro semestre de 2025
No primeiro semestre de 2025, a LIPOR reforçou o seu compromisso com a promoção de uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável, através do seu serviço de Apoio Técnico Especializado. Este serviço, direcionado a entidades públicas e privadas, totalizou 437,5 horas de trabalho técnico, refletindo uma forte aposta na personalização das soluções e na melhoria contínua dos processos já implementados.
Durante este período, foram concretizadas 34 novas implementações de otimização de gestão de resíduos, que incluíram a entrega e instalação de 1.474 equipamentos e sinaléticas adequados às necessidades específicas de cada entidade. O serviço não se limita à implementação inicial e promove também o acompanhamento e a monitorização contínuos, tendo sido realizadas visitas técnicas a 42 entidades que haviam aderido ao serviço em anos anteriores, com o objetivo de ajustar práticas, reforçar resultados e garantir o cumprimento dos objetivos.
Com o apoio técnico direto, a LIPOR investiu fortemente na educação e sensibilização ambiental, dinamizando 54 ações dirigidas a diferentes públicos e realizando 79,5 horas de formação especializada para promover a capacitação sobre boas práticas na gestão de resíduos. Estes esforços permitiram que o Apoio Técnico Especializado da LIPOR abrangesse, neste semestre, um total de 9.161 pessoas, demonstrando o alcance e o impacto real deste modelo de atuação.
O serviço destaca-se pela sua abordagem próxima, personalizada e baseada em critérios técnicos exigentes, capaz de transformar a realidade das instituições e contribuir para a transição para uma economia mais circular e sustentável. Mais do que um apoio pontual, trata-se de uma parceria contínua, que posiciona a LIPOR como um agente facilitador da mudança na forma como os resíduos são geridos.
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