15 Out 2021

LIPOR renova parceria com a DARIACORDAR na luta contra o desperdício alimentar

Esta parceria resultou, na área de influência da LIPOR, na prevenção de 474 t de resíduos alimentares, evitando a emissão de 587t de CO2eq e promovendo a doação de 947 620 refeições, com um valor económico equivalente a 2 391 111 €.

Em 2017, integrada na recente Estratégia Intermunicipal de Combate ao Desperdício Alimentar, a LIPOR e a DARIACORDAR – "Associação para a Recuperação de Desperdício/ Zero Desperdício” (DA/ZD) firmaram uma parceria com vista a facilitar a replicação do Programa Zero Desperdício na área de intervenção dos Municípios Associados da LIPOR. O principal objetivo foi aumentar a eficiência na recolha e distribuição de excedentes alimentares, contribuindo em simultâneo, para reduzir a insegurança alimentar de muitas famílias e evitar o desperdício alimentar (numa lógica de economia circular), dando uma nova oportunidade aos alimentos que de outra forma constituiriam resíduos.

Esta parceria, integrou, também o Programa Operacional Inclusão social e Emprego, financiada pelo Fundo Social Europeu e Portugal 2020, que decorrendo com resultados muito promissores e positivos.

Reconhecendo a importância e a enorme necessidade de combate ao desperdício em todas as suas formas e em especial o desperdício alimentar, esta parceria foi renovada em 2021.

No mês que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, a LIPOR e os seus Municípios associados não podem ficar indiferentes ao facto de mais de 820 milhões de pessoas em todo o mundo não terem alimentos suficientes e, por ano e em todo o mundo, cerca de 14% dos alimentos serem perdidos após a colheita e antes de chegar ao retalho (Fonte: Nações Unidas - https://news.un.org/pt/story/2019/10/1690841.)