29 Out 2021

LIPOR representa a região do Porto no projeto HOOP

A LIPOR, empresa intermunicipalizada de gestão de resíduos do Grande Porto, participou na II Assembleia Geral do Projeto HOOP, onde foram apresentados os resultados do primeiro ano do Projeto Denominado "Urban Circular Bioeconomy Hub". O HOOP é uma iniciativa europeia financiada pelo Programa Horizonte 2020 que conta com um consórcio de 23 parceiros de 10 países Europeus.

O HOOP visa fornecer Assistência ao Desenvolvimento do Projeto (PDA, Project Development Assistance) a um grupo de oito regiões Farol, dotando-as dos conhecimentos administrativo, técnico, económico, financeiro e jurídico necessários para desbloquear investimentos concretos e desenvolver iniciativas de bioeconomia ao nível local.

A Assembleia Geral decorreu em Múrcia que, tal como a região do Porto, é uma região farol do projeto. Durante o evento, organizado pelo líder do consórcio, CETENMA, a LIPOR reforçou o objetivo de dar continuidade ao seu trabalho de transformação de resíduos em novos recursos pela implementação de práticas inovadoras e circulares, gerando e compartilhando valor. Em alinhamento com a sua estratégia integrada, a LIPOR ambiciona transformar os biorresíduos em bio-produtos inovadores, circulares e sustentáveis.

Com o projeto HOOP, a empresa de gestão de resíduos do Grande Porto procura apoio no desenvolvimento de novos bio-produtos a partir do refugo produzido na central de compostagem e do digerido que será produzido na futura central de digestão anaeróbia.

A LIPOR tem interesse em adquirir conhecimentos ao nível de processos tais como a extração de nutrientes do digerido e a pirólise dos resíduos do processo de compostagem, identificando soluções inovadoras com viabilidade técnico-económica, procurando um melhor posicionamento de mercado e desbloqueando mecanismos para futuros investimentos.

A LIPOR, como região Farol, procura consolidar a posição do Grande Porto como referência para economia circular e para a produção de produtos de base biológica com origem em biorresíduos. O HOOP conta com os parceiros nacionais 2GO OUT Consulting e a RdA Climate Solutions. Para além do Grande Porto, as regiões selecionadas para desenvolver este projeto ambicioso são Múrcia (Espanha), Bergen (Noruega), Kuopio (Finlândia), Almere (Holanda), Albano-Laziale (Itália), Kozani (Grécia) e Münster (Alemanha).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi