20 Mai

Mais de 16 000 compostores implementados na área da Lipor

A LIPOR e seus Municípios Associados apelaram, o cidadão respondeu proativamente e a compostagem é já muito expressiva! Fazer circular a ideia da compostagem é o mote e a atitude é muito simples: recolhendo e juntando os restos de preparação de alimentos e/ou aparas de jardim/hortas, permite tratar localmente 400 kg/compostor/ano e produzir um corretivo orgânico 100% natural e caseiro.

Em 2021 foi ultrapassada a barreira dos 16 mil compostores instalados. Um claro sinal da resposta do cidadão às vantagens da compostagem caseira. De momento, cerca de 6 435 t/ano de biorresíduos são compostados localmente, evitando a emissão de cerca de 1 351 t de CO2eq, que correspondem, em termos práticos, a cerca de 19 000 viagens ida e volta, de avião, entre Porto e Lisboa. Obrigado pela adesão a este projeto!

Se vive num dos oito municípios associados da LIPOR e também gostaria fazer parte desta rede e ter um compostor, ou se tem uma empresa e gostaria de oferecer este equipamento aos seus colaboradores, de forma gratuita, faça a inscrição em: https://www.lipor.pt/pt/sensibilizar/compostagem-caseira-e-comunitaria/inscricoes-compostagem-caseira/.

Download: Comunicado de Imprensa