11 Jan

Os Ecocentros Móveis já estão a circular no seu município!


Todos nós temos em casa vários tipos de resíduos que vamos acumulando, ou porque não podemos colocar nos ecopontos ou porque não nos é conveniente passar no ecocentro. Assim, muitas vezes o seu destino acaba por ser o lixo e descartamos a possibilidade desses materiais serem valorizados e gerarem uma nova vida.

A LIPOR e os seus Municípios Associados criaram uma solução inovadora. Neste mês de janeiro vão começar a circular, em todos os municípios, os Ecocentros Móveis, onde os cidadãos vão poder entregar para reciclar: CD’s e DVD’s, Pequenos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Embalagens e Latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza), Lâmpadas Led e Fluorescentes, Papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), Pilhas e Baterias, Tinteiros e Tonners e Rolhas de Cortiça.

No site do seu município, os cidadãos podem informar-se sobre quando e onde estará o Ecocentro Móvel mais perto de si.

Com este projeto, a LIPOR e os seus municípios pretendem tornar a prática da reciclagem cada vez mais acessível a todos, para que continuemos a caminhar para uma Economia Circular.





Apoiado por Fundos da União Europeia

Projeto enquadrado no aviso POSEUR-03-1911-FC-000181 com o objetivo principal de proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.
Este projeto tem como objetivo a recolha de resíduos domésticos perigosos e outros valorizáveis, através da colocação de equipamentos móveis de proximidade, em cada um dos Municípios Associados da LIPOR.
A dinâmica do projeto, consiste na permanência, durante um determinado período de tempo, do equipamento em diferentes zonas dos Municípios, permitindo dessa forma abranger o máximo de população servida por esses equipamentos, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis.
A operação inclui assim a aquisição dos ecopontos móveis e eco-módulos, de uma viatura elétrica e a concretização de uma campanha de informação, divulgação e sensibilização.

Download: Comunicado de Imprensa (395.79 KB)
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi