24 Set

Projeto Europeu HOOP arranca em outubro com 23 parceiros de 10 países

O Projeto HOOP, Urban Circular Bioeconomy Hub, é uma iniciativa europeia coordenada pelo CETENMA (Centro de Tecnologia de Energia e Meio Ambiente sedeado em Múrcia, Espanha), tendo sido o único projeto selecionado para financiamento pelo Programa Horizonte 2020 (Programa-Quadro de Investigação e Inovação da EU), no âmbito do tópico CE-FNR-17-2020. Este projeto, que irá arrancar no próximo mês de outubro, é desenvolvido por um consórcio constituído por 23 parceiros de 10 países Europeus e tem um orçamento total de 9 milhões de euros, com uma contribuição da UE de 8 milhões de euros.

A participação nacional será liderada pela LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e contará com a participação de 2 PMEs nacionais: a 2GO OUT Consulting, com sede em S. João da Madeira, e a RdA Climate Solutions, sediada em Ovar.

A LIPOR, entidade responsável pela gestão e valorização de Resíduos Urbanos de 8 municípios do Grande Porto, irá participar no projeto HOOP como região Farol. A participação neste projeto visa consolidar a posição do Grande Porto como referência para economia circular e para a produção de produtos de base biológica com origem em biorresíduos.

A 2GO OUT Consulting participará nas atividades relativas ao envolvimento de stakeholders e de reforço da sensibilização e da aceitação dos produtos de base biológica nas cidades Farol. Estará ainda envolvida na rede de cidades seguidoras e nas ações de exploração e replicação de resultados do projeto. A 2GO OUT é uma empresa de consultoria especializada na captação de financiamento e no desenvolvimento de projetos europeus de inovação nas áreas da economia circular, smart cities e energia sustentável.

A RdA Climate Solutions será responsável pela avaliação e definição de modelos de negócio das soluções apresentadas e apoio no desenho de modelos inovadores de financiamento. A RdA será também responsável pela avaliação do impacto económico do projeto nas cidades Farol. A RdA é uma boutique de consultoria independente e especializada em estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas operando a nível Europeu na mobilização de investimento para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Download | Comunicado de Imprensa