A 12ª Edição do Voluntariado em Família, promovida pelo GRACE, foi um sucesso!

a a a

Decorreu no passado sábado, dia 12 de maio, no Parque Aventura e Trilho Ecológico da Lipor, em Baguim do Monte, a 12ª iniciativa de Voluntariado em Família, promovida pelo GRACE.

De forma a celebrar o Ano Europeu do Património, o GRACE pretende sensibilizar os colaboradores das empresas associadas e respetivas famílias para o papel preponderante que cada um pode ter na promoção e proteção do Património, seja ele cultural, construído e natural, material ou imaterial.

Nesta ação específica a tónica foi no Património Natural, alertando para a necessidade de proteção do Ambiente que nos rodeia, como forma de nos protegermos e também para as questões das alterações e do impacto do Homem nos ecossistemas e no ambiente natural.

Pretendeu-se também sensibilizar e encorajar os voluntários a explorar o património cultural natural do país, promovendo e protegendo o seu valor único.

Estas ação abordou três vertentes práticas de proteção de um troço de rio, neste caso num troço do Rio Tinto, onde se insere o Trilho Ecológico da Lipor.

Por um lado, foi realizada uma ação de reflorestação, com espécies autóctones, importantíssima para a estabilização das margens e para a consolidação de todo o ecossistema ribeirinho.

Foram plantadas nesta ação 40 exemplares de árvores entre Freixos, Azevinhos e Loureiros e arbustos, como Sabugueiros, Buxo, Gilbardeiras e Hipericão.

Ao mesmo tempo foi realizada uma importante ação de controlo de infestantes, utilizando a técnica de descasque. Esta ação irá permitir criar um espaço em que a pressão sobre as espécies autóctones é reduzida permitindo o seu desenvolvimento e crescimento. O descasque foi realizado em 20 árvores, numa área de transição para a zona de bosque, melhorando o contínuo arbóreo e aumentando a biodiversidade da zona.

Finalmente foi possível assistir a uma ação de monitorização e controlo do próprio rio, com a recolha e análise de sedimentos, leitura do pH e outros parâmetros de qualidade da água, ao mesmo tempo que se seguia o preenchimento do Boletim de Inspeção do Rio, ação fundamental para acompanhar o desenvolvimento do seu processo de naturalização e ao mesmo tempo identificar agressões (descargas) que acabam por prejudicar todo o trabalho que tem sido realizado. Este trabalho foi realizado com a colaboração da Universidade Fernando Pessoa.

Todas as ações foram sendo acompanhadas com explicações e informação que permitiram aos voluntários presentes uma melhor compreensão e sensibilização para a necessidade da proteção do Património Natural.

Foi uma manhã bastante animada e muito produtiva, com o resultado desta ação a ter um impacto muito positivo em toda a envolvente do Rio, principalmente quando falamos em resultados a longo prazo. Esta ação foi sem dúvida uma semente para o futuro, um futuro melhor para todos.

Obrigado a todos os Voluntários! Em nome do Património Natural!

A 12ª Edição do Voluntariado em Família, promovida pelo GRACE, contou com 62 participantes, 44 adultos e 18 crianças de 9 empresas, nomeadamente a Accenture, BEL Portugal, Carglass, Lipor, Lusitânia, OCP Portugal, PWC, Superbock Group e a Wdmi.

Esta ação contribuiu para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 17 - Parcerias para a Ação; e para o 15 - Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros