Avaliação do Ciclo de Vida de Resíduos de Cemitérios do Porto, Portugal

a a a

A LIPOR e o ISEP publicaram um artigo intitulado "Avaliação do Ciclo de Vida de Resíduos de Cemitérios do Porto, Portugal” na revista Águas & Resíduos da APESB.

O processo de valorização de resíduos de cemitério da LIPOR, inclui a triagem dos resíduos e o envio das diferentes frações para a solução mais tecnicamente adequada: resíduos verdes são enviados para compostagem, os metais, papel e alguns plásticos são enviados para processos de reciclagem, alguns materiais são enviados para a valorização energética e apenas uma quantidade residual destes resíduos é enviado para aterro.

As principais conclusões do estudo mostram que o processo que a LIPOR tem implementado para o tratamento de resíduos de cemitérios, do ponto de vista ambiental, é bastante benéfico quando comparado com a alternativa de deposição destes resíduos em Aterro.

Globalmente, este processo tem um efeito muito positivo no meio ambiente. Os impactos ambientais negativos e o contributo para o aquecimento global são baixos e a principal oportunidade de melhoria identificada prende-se com a otimização do transporte deste tipo de resíduos.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros