Com a primavera a biodiversidade cresce como COGUMELOS!

a a a

 

Foram identificadas mais de 10 espécies diferentes de cogumelos e mais algumas ainda estão por identificar:

  • Rosa-dos-Prados
  • Frades
  • Anjos da morte
  • Amanita das moscas
  • Coprino-barbudo

São estes os nomes comuns de alguns dos cogumelos que surgem nos espaços verdes da LIPOR e não há um espaço que esteja livre destes fantásticos seres.

Os cogumelos são uma das partes visíveis de alguns fungos que crescem no solo e na matéria orgânica em decomposição, podendo comparar-se a frutos que libertam as "sementes” desses fungos – os esporos. Ao surgirem os cogumelos atraem animais que se alimentam deles e dispersam os seus esporos no meio ambiente. São por isso um excelente indicador de biodiversidade, uma vez que são a base para que plantas e animais se possam fixar num dado local.

Na LIPOR, para além dos cogumelos silvestres foram também introduzidas espécies autóctones de fungos saprófitas (que se alimentam de matéria orgânica em decomposição) e micorrízicos (fungos simbiontes que se ligam a plantas para as ajudar a absorver água e nutrientes). Estes cogumelos foram introduzidos com o objetivo de controlo do rebentamento de toiças de choupos e também para ajudar à renaturalização do nosso Parque Aventura.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros