Em Ermesinde, a Gestão de Resíduos nos Cemitérios, também conta!

a a a

Pautando toda a sua atuação na incessante procura de um melhor desempenho ao nível do envolvimento com a Comunidade local num Projeto que deve ser encarado como de todos e para todos, a LIPOR decidiu alargar o projeto GERAÇÃO+ ao Eixo LOCAL, com o propósito de transformar Freguesias mais competitivas, mais justas, mais sustentáveis, mais atrativas para se viver.

Neste sentido, a freguesia de Ermesinde (Concelho de Valongo) decidiu abraçar este desafio e testar novas metodologias do projeto GERAÇÃO+, assumindo um compromisso voluntário, cuja vantagem é gerar dinamismo e criar relações de parceria entre todos os agentes da localidade, assim como, contribuir para conciliar esforços e sinergias em prol da Sustentabilidade local.

Desta vez o alvo de intervenção do GERAÇÃO+ LOCAL na freguesia de Ermesinde foi o Cemitério n.º 2 situado no lugar da Costa.

Os cemitérios pelo facto de serem locais de frequência diária são, também, potenciais geradores de uma quantidade significativa de resíduos.

O Plano de Ação do projeto GERAÇÃO+ LOCAL dinamizado pela Lipor, Junta de Freguesia de Ermesinde e pela Câmara Municipal de Valongo, centra a sua atuação em diferentes eixos da sustentabilidade, onde a correta Gestão de Resíduos tem um papel preponderante, independentemente do local em que são produzidos.

As flores dos cemitérios são consideradas resíduos verdes valorizáveis e juntamente com elas misturam-se os plásticos, celofanes, arames, velas, cartão, embalagens de detergentes ou garrafas de água e até mesmo resíduos de manutenção de jazigos, sepultura ou dos ossários. Assim, no Plano de Ação do GERAÇÃO+ LOCAL impôs-se a necessidade de reorganizar todos os equipamentos de deposição de resíduos que se encontravam no Cemitério n.º 2 com o objetivo de fomentar uma gestão mais adequada e sustentável, visando a reciclagem dos mesmos.

Após a otimização dos contentores dos resíduos por categorias, desenvolveram-se ações de sensibilização, de forma a educar o público em geral e os zeladores do Cemitério, sobre os procedimentos de reciclagem, através de informação simples e concisa sobre o que fazer. Esta etapa assumiu-se fundamental, pois o sucesso desta ação dependerá em muito da aceitação e cooperação entre todos.

Os bons resultados têm sempre um rosto, o de cada um dos cidadãos que contribui para um Ambiente melhor!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros