Embrulha. uma solução sustentável para a redução do desperdício alimentar no setor da restauração

a a a
Num momento em que as atividades humanas estão a pressionar os recursos naturais e o meio ambiente, a redução do impacto das emissões de carbono através da adoção de práticas sustentáveis tornou-se crucial. Um tópico emergente nesta discussão é a problemática do desperdício de alimentar, pelas consequências ambientais, socias e económicas. A LIPOR, com vista à redução da produção de resíduos alimentares, avançou com um projeto direcionado aos restaurantes e aos seus clientes para avaliar a adesão ao comportamento de levar as sobras para casa, de maneira sustentável, usando uma embalagem biodegradável, o Embrulha..
Assim, avaliou-se se o projeto Embrulha. seria uma solução sustentável e aceitável para reduzir os impactes ambientais do desperdício de alimentos nos restaurantes. Foram realizados questionários aos gerentes e a diversos clientes dos restaurantes e foram monitorizadas as embalagens com os alimentos disponibilizadas aos clientes.
A avaliação de sustentabilidade mostrou que o esquema Embrulha. em 2017 e 2018 permitiu uma redução de 3,89 t de emissões de CO2 equivalente e uma redução de 18,51 t de resíduos alimentares.

Estes resultados foram apresentados e publicados no âmbito do Congresso Mundial da ISWA, em Bilbao, com o título "Projeto Embrulha. uma solução sustentável para a redução do desperdício alimentar no setor da restauração”.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros