Equipa técnica da LIPOR visita unidades de valorização de biorresíduos

a a a

 

A valorização de biorresíduos (essencialmente resíduos alimentares e resíduos verdes) assume um papel cada vez mais importante para a nossa sociedade. Neste sentido, a UE definiu que até ao final de 2023 os seus estados membros deverão implementar soluções de recolha seletiva ou tratamento na fonte (por exemplo a compostagem caseira) de biorresíduos.

A LIPOR possui uma Central de Valorização Orgânica e tem em curso diversos projetos e iniciativas para a promoção de soluções de tratamento local de biorresíduos, sendo uma entidade pioneira em Portugal nestes campos.

Para cumprir os novos desafios europeus, no entanto, a LIPOR irá necessitar de complementar a sua atividade com a implementação de novas soluções de tratamento de biorresíduos.

Um grupo de trabalho da LIPOR está presentemente a estudar que soluções de valorização de biorresíduos podem ser mais adequadas à nossa realidade. No âmbito deste estudo, elementos deste grupo de trabalho efetuaram visitas técnicas a diferentes unidades de tratamento de biorresíduos localizadas na Alemanha, Áustria, Bélgica, França e Suíça. As unidades visitadas correspondem a contextos distintos – no que respeita a características dos resíduos tratados, tecnologias de tratamento utilizadas e produtos resultantes do processo, nomeadamente composto, fertilizante, eletricidade e/ou biometano.

Na visita foram adquiridos importantes conhecimentos relativos não só a tecnologias de tratamento inovadoras, mas também a processos de recolha e modelos de operação das unidades.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros