Estudo de Caracterização e Avaliação dos Resíduos Indiferenciados

a a a

O Estudo de Caracterização e Avaliação dos Resíduos Indiferenciados, promovido pela Lipor integrou um inquérito direto à população com entrevistas presenciais e que podia ser respondido on-line.

Enquadramento

A gestão de resíduos urbanos (RU) é um desafio importante, não apenas para os Governos, como também para as Autoridades Locais, que em Portugal têm a responsabilidade legal de garantir uma adequada gestão dos diferentes fluxos de resíduos na sua zona de intervenção. Nesta área, as principais preocupações colocam-se com a necessidade de prevenir a produção de resíduos e a sua perigosidade, aumentar as percentagens da reciclagem e reutilização e garantir uma gestão mais sustentável dos recursos.

Para dar resposta a estes problemas, a Europa tem vindo a assumir estratégias no sentido de promover o desenvolvimento e implementação de uma economia sustentável e inovadora, através da interligação de conceitos de prevenção e gestão de resíduos, no sentido da continuidade do ciclo de vida dos materiais e, portanto, de uma economia tendencialmente mais circular.

A Lipor, a EY, a 3Drivers e a Applus encetaram uma colaboração no sentido de promover o desenvolvimento de um estudo que permita compreender as razões subjacentes ao aumento da produção de resíduos indiferenciados quando as expectativas apontavam no sentido contrário, dada a implementação de políticas com vista à prevenção e à recolha seletiva.

Neste contexto, os trabalhos previstos têm como principal objetivo a identificação de oportunidades de redução dos quantitativos de resíduos indiferenciados através da melhoria da eficácia e eficiência dos sistemas de recolha de resíduos urbanos implementados nos diferentes Municípios Associados da LIPOR.

Espera-se que os resultados obtidos no final do estudo permitam estabelecer relação efetiva entre aspetos relacionados com o sistema de recolha de resíduos urbanos e a redução da produção da fração indiferenciada e, desta forma, constituir um apoio para os Municípios Associados na tomada de decisão sobre a melhoria dos seus sistemas de recolha implementados e, naturalmente, na redução dos custos associados ao serviço.

O estudo desenrola em quatro atividades, nomeadamente:

a. Caracterização dos Município Associados da LIPOR quanto aos sistemas de recolha de resíduos indiferenciados implementados, mas também no que respeita à sua demografia e indicadores socioeconómicos relevantes para o Estudo;

b. Caracterização física dos resíduos urbanos indiferenciados produzidos na área de intervenção da LIPOR, e que chegam às suas instalações por meio dos Municípios;

c. Estruturar, desenvolver e compreender a relação qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos na caracterização física dos resíduos e identificação das potenciais causas do aumento do fluxo de resíduos indiferenciados no Sistema;

d. Estudar e desenvolver um conjunto de Ações e Iniciativas que tenham por base a prevenção da produção de resíduos e melhoria do sistema face aos potenciais identificados.

Em termos operacionais serão considerados os resíduos urbanos provenientes dos circuitos de recolha indiferenciada, assegurada pelos Municípios constituintes do Sistema LIPOR e entregues na CVE da LIPOR, situada na Maia.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros